A Polícia Civil amanheceu esta quarta-feira (31) cumprindo uma série de mandados judiciais contra integrantes e líderes de uma facção criminosa nas cidades de Teresina e Parnaíba. A ação é coordenada pelo DRACO (Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas) e conta com apoio da Polícia Militar. Ao todo, 13 pessoas já foram presas na capital e no litoral.
Estão sendo cumpridos 25 mandados judiciais. Destes, 13 são ordens de prisão e 12 são ordens de busca e apreensão. Aqui em Teresina, os alvos dos mandados foram localizados nos bairros Parque Universitário, Vila Samaritana, Vila Bandeirante e Vila Madre Teresa, todos na zona Leste.
De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, esta ação de hoje tem relação com as operações deflagradas anteriormente onde membros do PCC foram presos em Teresina. Em longo deste mês de janeiro, segundo o balanço apresentado pelo delegado, mais de 50 pessoas já foram presas por envolvimento com organizações criminosas no Piauí.
“Fizemos mais de 50 prisões só neste primeiro mês do ano e demos cumprimento a mais de 70 buscas e apreensões. Nosso objetivo é tirar de circulação estes membros de organizações de criminosa que acham que encontrarão solo fértil para se espalhar pelo Piauí. Os indivíduos presos hoje já foram alvo de nossas ações em outra oportunidade na qual efetuamos apreensões de bens e material relacionado ao crime. Hoje, estamos retornando a estes endereços para prendê-los”, explicou Charles Pessoa.
Os presos desta operação, denominada de DRACO 91, estão sendo autuados e encaminhados para a sede da delegacia, em Teresina. Na cidade de Parnaíba, os presos estão sendo encaminhados para a Delegacia Regional. A polícia não divulgou as apreensões que foram feitas até o momento.