Alunos e professores de escolas públicas do Piauí poderão participar de intercâmbio com a Universidade Estadual de Framingham, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos da América (EUA). O programa de extensão terá foco nas áreas de inovação tecnológica e transformação energética.
A parceria do Governo do Piauí com a Universidade foi firmada nesta segunda-feira (14) pelo governador Rafael Fonteles, que cumpre agenda nos EUA durante esta semana. Fonteles assinou um memorando de entendimento (MoU) para a troca de experiência.
“Discutimos diversos temas em que podemos cooperar uns com os outros, especialmente nas áreas acadêmica, tecnológica e de transição energética. Então, foi uma reunião importante para estabelecer esse intercâmbio de alunos e professores, além da troca de informações e experiências sobre energias renováveis, que é um tema bastante discutido por aqui e é uma das grandes bandeiras da nossa gestão”, disse o governador.
Universidade Estadual de Framingham é a primeira universidade pública dos EUA. Já a cidade abriga a maior parte da comunidade brasileira no estado de Massachusetts. Na reunião, estiveram presentes a reitora Dra. Nancy Niemi; o prefeito de Framingham, Charlie Sisitsky; e a deputada do Estado de Massachusetts, Priscila Sousa.
Rafael Fonteles destacou que o acordo é mais um avanço no campo de pesquisas, uma vez que o Piauí já possui parcerias com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e com Harvard.
Instalação de escritório do Piauí nos EUA
No domingo (13) o governador Rafael Fonteles e o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, se reuniram com o cônsul-geral do Brasil em Boston, embaixador Santiago Irazabal Mourão. Eles trataram sobre a instalação de um escritório do Piauí nos EUA.