Portal O Dia

Após assinatura de acordo, Parnaíba poderá contar com um Hospital Universitário

Nesta quinta-feira (19), em Brasília, o ministro da Educação, Camilo Santana, e a Bancada Federal do Piauí realizaram a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Educação (MEC) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), prevendo apoio técnico para a elaboração de um Hospital Universitário (HU) na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

Divulgação redes sociais
Bancada Federal do Piauí na assinatura do acordo com o ministro Camilo Santana

O reitor da UFDPar, Prof. João Paulo Sales Macedo, acompanhou a cerimônia remotamente. Em suas redes sociais, destacou a importância do momento, afirmando: “Vivi hoje um dos momentos mais importantes de 2024: a felicidade de assinar o acordo de cooperação com a EBSERH para o apoio técnico para a elaboração do projeto do Hospital Universitário da UFDPar, com a presença do Ministro Camilo Santana e a Bancada Federal do Piauí, que abraçou este importante sonho da cidade de Parnaíba e da nossa universidade, para torná-lo realidade.”

Divulgação UFDPar
Equipe gestora da UFDPar

O coordenador da Bancada Federal do Piauí, deputado Florentino Neto (PT), informou que a bancada, pelo segundo ano consecutivo, destinou recursos para o hospital universitário. Apenas em 2025, há previsão de liberação de R$25 milhões, permitindo o início das obras. “Parnaíba definitivamente vai entrar no rol das cidades que formam e especializam médicos de excelência no Brasil”, concluiu o deputado.

O ministro Camilo Santana garantiu apoio irrestrito da EBSERH nesta primeira fase do projeto e reiterou o compromisso do MEC em apoiar a construção do hospital. Segundo ele, o HU representará um avanço significativo tanto para a assistência em saúde pelo SUS quanto para a formação de profissionais de alta qualidade.

Com informações da UFDPar.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.