Portal O Dia

Atleta piauiense conquista medalha e bate recorde das Américas no Mundial de Atletismo Paralímpico

A atleta piauiense Antônia Keyla brilhou em sua estreia no Mundial de Atletismo Paralímpico ao conquistar a medalha de prata na prova dos 1.500 metros da classe T20, destinada a atletas com deficiência intelectual. O evento acontece em Paris, na França, palco das próximas olimpíadas de 2024.

Com um desempenho impressionante, Antônia quebrou o recorde das Américas na disputa ao registrar o tempo de 4min30s75. O antigo recorde, estabelecido em 2017 pela norte-americana Kaitlin Bounds, era de 4min54s58.

Reprodução/CPB
Atleta piauiense Antonia Keyla

Emocionada com sua conquista, a ex-atleta-guia expressou sua felicidade e a importância desse momento em sua carreira esportiva.

"Não tem explicação. Demorei a chegar aqui. Essa medalha de prata é muito importante para mim, é a realização de um sonho. Por vários momentos da minha vida, pensei em parar. Mas eu continuei e hoje fui premiada por isso", compartilhou Antônia Keyla.

Na prova, a atleta piauiense ficou somente atrás da polonesa Barbara Bieganowska, que obteve o tempo de 4min28s66 e sagrou-se campeã. Antônia Keyla demonstrou sua determinação ao superar obstáculos e competir de igual para igual com atletas de alto nível mundial.

O Brasil está representado por 54 atletas de 19 Estados e 11 atletas-guia na competição. O Mundial de atletismo de Paris é o primeiro da modalidade após os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e acontece no Estádio Charlety. O local tem capacidade para 20 mil pessoas e pertence ao clube de futebol Paris FC, da segunda divisão francesa.

Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro.