O lutador piauiense de jiu-jitsu Maycon Eduardo, de 18 anos, iniciou uma campanha para arrecadar recursos para participar do campeonato internacional de jiu-jitsu Salvador Spring Open 2023. A competição acontece dos dias 30 setembro até 1 outubro de 2023, na cidade de Salvador, na Bahia.
Para poder viajar e custear as despesas com equipamentos, hospedagem e alimentação na cidade sede do campeonato, que vai reunir atletas de todo o país, ele confeccionou um cartaz que conta um pouco da sua história e começou a percorrer os semáforos da capital para pedir ajuda.
“Eu comecei a pedir ajuda nos sinais pela falta de patrocínio financeiro. Acho que é uma forma de alcançar mais pessoas. Outra forma de tentar arrecadar fundos é fazendo rifas e vendendo bolo no pote”, explicou.
Ele começou no mundo das artes marciais aos oito anos de idade por incentivo do seu irmão mais velho. Mas no jiu-jitsu, Maycon só luta há dois anos. Mesmo com tão pouco tempo na modalidade, o jovem lutador já é bicampeão brasileiro, pan-americano e duas vezes vice-campeão mundial na sua categoria.
Maycon Eduardo ingressou na modalidade por meio do projeto social QG da luta, que há 15 anos acolhe jovens que não possuem condições para pagar as mensalidades. De acordo o mestre Shien, o projeto também ajuda na formação social dos atletas, fornecendo acompanhamento escolar e até mesmo prestando auxílio com cestas básicas.
“O grande problema do esporte no Piauí é a falta de patrocínio para os atletas das categorias de base. Infelizmente, aqui não temos investimentos para oferecer uma estrutura melhor. A gestão pública precisa olhar para o esporte e apoiar desde a base”, disse.
Para ajudar o lutador Maycon Eduardo a custear a inscrição na competição e a custear as despesas da viagem, basta entrar em contato por meio do Instagram : @mayconverasbjj