Portal O Dia

Baixa umidade: 81 municípios do Piauí em alerta vermelho

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de baixa umidade para mais de 81 municípios do Piauí. A partir das 14h desta quarta-feira (18), a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, para as regiões sudoeste, centro-norte e sudeste piauiense.

Jailson Soares/ODIA
Baixa umidade: 81 municípios do Piauí em alerta vermelho

A baixa umidade do ar, comum durante o B-R-O Bró, traz diversos problemas para a saúde e para o meio ambiente. O alerta de baixa umidade emitido pelo INMET abrange grande parte do território piauiense, colocando as regiões sob risco de incêndios florestais e agravamento de problemas respiratórios.

Entre os municípios afetados estão Floriano, Picos, Bom Jesus e Corrente. Esses locais, além de outros, deverão adotar medidas preventivas para reduzir os impactos da baixa umidade, que se agrava com o clima extremo do B-R-O Bró. A previsão é de que a situação se mantenha crítica até as 17h do mesmo dia.

Fonte: INMET
Baixa umidade: 81 municípios do Piauí em alerta vermelho

Segundo o Inmet, a previsão para setembro indica chuvas abaixo da média em várias regiões, o que pode continuar a agravar a baixa umidade e seus impactos negativos. Por isso, é importante que a população esteja atenta e siga as recomendações para minimizar os efeitos desse fenômeno.

A baixa umidade do ar pode causar diversos problemas de saúde, como irritação nas vias respiratórias, ressecamento da pele e dos olhos, e aumento do risco de doenças respiratórias. Além disso, a seca extrema aumenta o risco de incêndios florestais, que podem causar danos ambientais e prejuízos à população.

Confira os municípios do Piauí que vão entrar em alerta vermelho


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.