Portal O Dia

Cajuína é eleita terceira pior bebida do Brasil por guia dos Estados Unidos

A cajuína, bebida típica do estado do Piauí, foi eleita a terceira pior bebida do Brasil em uma votação online promovida pelo guia gastronômico TasteAtlas, dos Estados Unidos. A competição, que contou com a participação de 5.319 pessoas, revelou a opinião dos votantes sobre as bebidas e comidas nacionais. O resultado foi divulgado ontem (01).

A pesquisa se baseia nas classificações do público da plataforma, onde as avaliações dos moradores locais não são aceitas, dando valor adicional às classificações do público especializado em bebida.

Arquivo/ODIA
Cajuína é eleita a terceira pior bebida do Brasil

A cajuína, conhecida por sua cor amarela clara e sabor adocicado, é uma bebida amplamente consumida no Piauí e considerada um símbolo da cultura local. No entanto, a votação realizada pelo TasteAtlas trouxe um resultado que pode ser considerado surpreendente para alguns.

Embora a cajuína seja apreciada pelos piauienses e considerada uma iguaria regional, a bebida doce ficou atrás de duas outras opções na lista de preferências dos leitores do site. A catuaba, também consumida no Piauí, foi eleita a pior bebida do país. Em segundo lugar, ficou a cachaça – tipicamente brasileira.

Mais sobre a cajuína

A cajuína é uma bebida não alcoólica feita a partir do suco do caju, fruta muito comum no Nordeste brasileiro, principalmente no Piauí, Maranhão e Ceará. No processo de produção, o suco do caju é clarificado, envasado em garrafas de vidro e depois passa por um rápido cozimento, também conhecido como ‘Banho Maria’ – até ficar com a cor amarelada. O estado do Piauí é o maior produtor da bebida no Brasil.