Dados levantados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontam que 67 municípios do Piauí já notificaram prováveis casos de dengue desde o início do ano. Ao todo, esses municípios relataram para a Sesapi que 1074 pessoas buscaram os serviços de saúde com sintomas da doença. Os números são referente a 10ª Semana Epidemiológica.
As cidades de Curimatá; São Pedro do Piauí; Antônio Almeida; Avelino Lopes e Curralinhos são as que possuem a maior incidência de dengue. A capital Teresina já registra um óbito em decorrência da doença. A vítima foi um homem que teve morte confirmada por conta de dengue na 8º Semana Epidemiológica. Em comparação com os três primeiros meses do ano passado, os casos de dengue representam um aumento de 221,6%, segundo a Sesapi.
Foto: Assis Fernandes / O Dia
O Supervisor de Entomologia da Secretaria de Estado da Saúde, Ocimar Alencar, explica que a maior parte dos criadouros do mosquito são detectados nos municípios em residências. Ele alerta para os cuidados básicos que a população deve ter para evitar a proliferação do mosquito.
“Temos um aumento dos casos a cada semana epidemiológica que nos acende um alerta. Nossas equipes estão mantendo contato com os municípios e verificando estratégias de enfrentamento. Ao mesmo passo, pedimos para a população mantenha seu papel de cuidar do seu ambiente domiciliar, evitando locais propícios para o desenvolvimento do vetor”, afirma.