Portal O Dia

Cerca de 2 mil armas apreendidas no Piauí serão encaminhadas ao Ceará para perícia

As armas de fogo apreendidas durante as ações policiais que ocorreram no Piauí nos últimos dias, foram destruídas parcialmente na manhã desta sexta-feira (02), na sede do 25° Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, localizada no Centro de Teresina.

Leia também: Operação Impacto: polícia prende mais de 120 pessoas em 31 municípios do Piauí

Operação Leviatã: polícia cumpre 14 mandados em Teresina e apreende armas

De acordo com o comandante do 25° BC, tenente-coronel Tarabossi, as armas estão passando pelo primeiro processo de destruição em Teresina e posteriormente serão encaminhadas para o estado do Ceará.

Divulgação/Polícia Civil
Armas de fogo apreendidas no Piauí são parcialmente destruídas

“Após a autorização do Poder Judiciário, o Ministério Público do Piauí recolhe esse armamento apreendido, entrega para o 25 BC, que realiza a pré-destruição, e na sequência encaminhamos para uma siderúrgica no Ceará para ser realizada a destruição total. Podemos destacar que essa é uma ação contínua que é feita em dois momentos, no primeiro e no segundo semestre de cada ano”, explicou o comandante.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, comenta que os órgãos de segurança têm intensificado a fiscalização através das operações policiais, o que leva à apreensão de diversas armas de fogo diariamente. “São centenas de armas apreendidas por mês, que posteriormente são encaminhadas para a Justiça. É importante que cada instituição funcione para obtermos o resultado final que é a retirada dessas armas do meio criminoso”, pontuou Chico Lucas.

Divulgação/Polícia Civil
Chico Lucas fala sobre apreensão de armas

O delegado geral de Polícia Civil, Luccy Keiko, falou sobre a importância da política de enfrentamento à arma de fogo irregular, realizada pela Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

“O destino dessas armas irregulares é justamente esse, a destruição, que compete ao Exército Brasileiro. É necessário um controle cada vez mais rígido, uma política criminal cada vez mais forte para que essas armas não voltem para as mãos da criminalidade. A arma de fogo é o instrumento mais utilizado na prática de crimes contra o patrimônio e contra a vida, por isso é importante que o ciclo seja completo da forma que está sendo demonstrado hoje”, finalizou o delegado geral.

O objetivo do projeto é garantir que todas as armas apreendidas em razão de ocorrências de crimes sejam devidamente periciadas, até o processo de destruição ou doação para os órgãos de Segurança.