Portal O Dia

Circuitos elétricos, cinemática e Lei de Newton são os assuntos mais cobrados em Física

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será realizado no dia 10 de novembro e, entre os principais desafios, está a prova de Ciências da Natureza, que inclui questões de Biologia, Química e Física. Este é um dos momentos mais aguardados pelos estudantes, pois além de ser uma das provas mais exigentes, conta com temas diversos cobrados, como o conteúdo de Física, que demanda preparação específica e atenção.

Para a prova de Física, a preparação deve ser bem focada. O conteúdo de Física do Enem é bastante abrangente, mas com um planejamento adequado é possível priorizar os tópicos que mais caem. Segundo o professor, a melhor estratégia para esta reta final de estudos é resolver questões de provas anteriores. Isso ajuda a identificar os temas recorrentes e a definir onde concentrar os esforços nas revisões.

Segundo Leonardo Reis, alguns assuntos são praticamente garantidos na prova. “Todo ano cai circuitos elétricos, aplicados na residência. Cinemática, aplicação da Lei de Newton e calorimetria são conteúdos certos na prova. Também aposto em energia de uma forma interdisciplinar; sem falar dos fenômenos ondulatórios: refração, reflexão, ressonância, polarização, interferência e difração. Além disso, é necessário revisar satélite, mecânica e muito cuidado na conversão de unidades”, destaca o professor.

Outro ponto destacado por Leonardo Reis é a importância de revisar a conversão de unidades, já que o Enem costuma cobrar essa habilidade nas questões de Física. Entender como converter unidades, como metros para quilômetros ou segundos para horas, pode ser decisivo na hora de resolver as questões de forma correta e eficiente.

Reprodução/SEMEC
A melhor estratégia para esta reta final de estudos é resolver questões de provas anteriores

Ao se deparar com as questões de Física durante a prova, a estratégia mais indicada para o aluno é começar a responder pelas mais fáceis e deixar as mais difíceis para o final. Isso ajudará a garantir um maior número de acertos e ainda gerará mais confiança ao longo da prova. “Anote no cantinho da prova todos os valores que a questão fornece, para depois analisar qual equação pode ser aplicada para resolver”, explica o professor.

Leonardo Reis reforça que o candidato não deve se desesperar diante de questões difíceis. Pelo contrário, ele deve fazer uma análise cuidadosa do enunciado e das alternativas, o que pode ajudar a encontrar caminhos para a resolução, e o autoconhecimento das próprias habilidades pode ser determinante para a gestão do tempo e da pressão durante a prova.

Vale lembrar que neste dia, os candidatos terão 45 questões de múltipla escolha sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias, incluindo as três disciplinas mencionadas. Além disso, será aplicada também a prova de Matemática e suas Tecnologias, com outras 45 questões. O tempo total para a resolução das provas é de 5 horas, iniciando-se às 13h30 após o fechamento dos portões às 13h. Sendo assim, é fundamental que os candidatos cheguem com antecedência, se organizem mentalmente e sigam um plano de resolução eficiente.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.