Este sábado, 15 de junho, é alusivo ao Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Porém, não há muito o que ser comemorado nesta data. Entre 2020 a 2023, a ocorrência da violência entre idosos ocorreu em sua maioria em pessoas do sexo feminino, sendo 68% em 2020, 67% em 2021, 69% em 2022 e 67,5% em 2023.
Em 2023, as denúncias de violências da pessoa idosa tiveram maior elevação, sendo a faixa etária de 80 anos ou mais com um quantitativo de denúncias elevado. Já em relação ao perfil do agressor, este, teve maior quantitativo no sexo masculino com faixa etária entre 4049 anos e raça/cor branca. Além disso, os filhos foram os principais agressores, com elevado percentual na relação suspeito de agressão e o idoso vítima violência no período de 2020 a 2023.
Os dados são do Painel de Dados, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, compõe a pesquisa “Denúncias de Violência ao Idoso no Período de 2020 a 2023 na Perspectiva Bioética”, divulgado em artigo.
A publicação foi construído, em parceria, pelas professoras Alessandra Camacho, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado da UFF, e Célia Caldas, da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Principais tipos de violência contra idosos
Dentre os principais tipos de violência registrados contra pessoas idosas estão:
- negligência (4.895);
- violência psicológica (2.855) e
- abuso financeiro (2.385).
Porém, há outros tipos de violência contra idosos, como patrimonial, discriminação, violência sexual, física e institucional.
Rede de apoio
Em caso de violência contra idosos:
- Disque 100 (Disque Direitos Humanos)
atendimento realizado diariamente, 24 horas por dia
- 190
Polícia Militar (em casos de risco iminente)
- Unidades municipais de saúde
- Delegacia de Proteção e Segurança ao Idoso (DSPI)
Endereço: Rua Governador Artur de Vasconcelos, 955, bairro Marquês, Teresina, por trás da Maternidade Santa Fé.
Horário de funcionamento: das 8h às 18h.
Boletins de Ocorrência também podem ser feitos em qualquer unidade policial.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.