“O Piauí era um antes do presidente Lula e passou a ser outro, muito melhor, após os governos do petista”, a frase do deputado Flávio Nogueira (PT-PI) foi dita ontem em pronunciamento na Câmara Federal. O parlamentar, que é coordenador da bancada federal piauiense, avaliou a visita de Lula ao Piauí e ressaltou a importância do líder petista para os avanços econômicos e sociais do estado nos últimos 20 anos.
Durante sua fala o político Flávio Nogueira lembrou que a primeira viagem de Lula ao Piauí, como presidente, ocorreu em 2003. “De lá para cá, o Piauí avançou bastante, reduzindo o abismo social que nos separa dos estados mais ricos do país. Nos últimos 20 anos, o PIB piauiense cresceu bem acima da média nacional. E o estado teve substancial melhora no seu IDH - índice de desenvolvimento humano -, passando de 0,5 (2002) para 0,71 (2022)”, observa o deputado.
Na avaliação de Flávio Nogueira, os avanços registrados no Piauí refletem as boas gestões petistas nos âmbitos estadual e federal.
O deputado citou os programas sociais implementados por Lula em parceria com a bancada federal como exemplos de políticas assertivas que tiveram grande impacto econômico e social no Piauí. “Só o Bolsa Família, que é o maior programa de distribuição de renda na história do país, injeta quase R$ 415 milhões por mês, no estado. São mais de 600 mil famílias piauienses beneficiadas com o programa, com um repasse médio de R$ 683”, discursou Flávio Nogueira.