Portal O Dia

Governador promete nomear 200 novos bombeiros militares no Piauí

Um total de 200 bombeiros militares que estão atualmente no curso de formação deverão ser nomeados para os cargos nas próximas semanas, garantiu o governador Rafael Fonteles (PT) durante solenidade nesta segunda-feira (8) na sede dos Bombeiros, em Teresina.

“Daqui a algumas semanas vamos fazer a maior nomeação da história do Corpo de Bombeiros, com 200 novos homens e mulheres que estão no curso de formação”, disse. O chefe do Executivo comentou que as nomeações irão permitir a expansão da corporação para municípios no interior que possuem carência de unidades do Corpo de Bombeiros.

Divulgação / Ccom
Rafael Fonteles no Corpo de Bombeiros

Fonteles revelou que a meta do governo é inaugurar uma unidade da corporação em cada um dos 12 territórios do desenvolvimento do estado. “Estamos avançando. Inauguramos recentemente uma unidade em Oeiras [Território Vale do Canindé] e vamos ter ainda outras em Uruçuí (Tabuleiros do Alto Parnaíba], Corrente e Bom Jesus [ambos na Chapada das Mangabeiras]”, afirmou.

Nesta segunda, o Corpo de Bombeiros recebeu 13 veículos tipo pick-up, equipados com kits de combate a incêndio, 10 viaturas de apoio administrativo (modelo sedan Toyota), três ambulâncias de resgate, um caminhão-baú, 7.000 litros de líquido gerador de espuma (LGE), 15 motosserras, 15 sopradores e 200 conjuntos de roupas especiais para combate a incêndios. 

Ao todo, os investimentos são de R$ 8 milhões em veículos e equipamentos para o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Piauí. Os 27 veículos serão destinados às unidades da instituição nos municípios de Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Piripiri, Oeiras e São Raimundo Nonato.

Osa recursos são oriundos de emendas parlamentares dos deputados federais Júlio César e Merlong Solano, do Ministério da Justiça, da Receita Federal e do Tesouro Estadual, ligados ao Fundo de Aparelhamento e Modernização do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (Funap-CBMEPI).