Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Novo alerta: 178 cidades piauienses estão sob risco de temporais, diz Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta para risco de chuvas intensas e temporais para 178 municípios piauienses nesta quarta-feira (09). O alerta vale até hoje (10) e abrange as regiões Sudeste, Sudoeste e Norte do Estado.

De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. É recomendado que em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Quem tem veículos, é orientado a não estacioná-los próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O Inmet alerta ainda para o risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, e ventos intensos de 60 a 100km/h. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo número 193 e a Defesa Civil pelo número 199.


Foto: Ithyara Borges/O Dia

Mais de 700 famílias já estão desabrigadas em Teresina

Dados atualizados da Defesa Civil Municipal informam que ao menos 712 famílias já estão desabrigadas em Teresina por conta da chuva. A maior parte delas vivia em áreas de risco próximo a encostas, morros, galerias e bueiros. Destas, cerca de 33 tiveram que sair de suas casas por conta da cheia do Rio Poti, que, no começo da semana, se elevou para acima de 9 metros, atingindo a cota de alerta para risco de inundação.

Dentre estas estão moradores da Vila Beira Rio, que fica ao lado do balneário Curva São Paulo. A região historicamente possui problemas no período chuvoso devido à elevação do Rio Poti. Neste ano, o rio invadiu casas e a lama acumulada inclusive ameaça a estrutura de algumas residências.

O gerente operacional de Defesa Civil de Teresina, Marcos Rolf, faz um apelo às famílias que vivem nestas regiões para que deixem suas casas ao menos temporariamente e evitem maiores danos. “A gente sabe que as pessoas vivem lá há anos, que tudo que elas têm está lá dentro, mas temos que fazer esse trabalho preventivo e leva-las para locais que sejam seguros como os abrigos coletivos e as casas de familiares”, explica.

Ele pede também que as pessoas evitem jogar lixo em áreas de galerias, porque isso entope os esgotos e impede a drenagem da água da chuva, causando alagamentos e prejuízos para quem vive no entorno.

Confira abaixo os municípios piauiense em alerta para chuvas intensas segundo o Inmet: