Portal O Dia

Jovens terão os primeiros salários pagos pelo Governo no primeiro emprego; veja como se inscrever

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou nesta quarta-feira (18) duas iniciativas voltadas à inserção de jovens no mercado de trabalho: o programa Primeira Oportunidade e a plataforma Piauí Oportunidades. As medidas têm como foco principal conectar a juventude e os interessados em uma oportunidade de trabalho às demandas do setor produtivo, promovendo formação, empregabilidade e estímulo à contratação.

Jailson Soares / O DIA
Piauí financiará primeiros meses de trabalho para jovens; veja como se inscrever

Com o programa Primeira Oportunidade, o governo busca fomentar a inclusão de estudantes e egressos de escolas públicas no mercado de trabalho. Para auxiliar na empreitada, o Poder Executivo estadual irá subsidiar os seis primeiros meses de salários dos jovens, oferecendo apoio financeiro às empresas parceiras.

“Um programa que envolve o Primeira Oportunidade, em que o estado vai bancar 50% do salário por seis meses para aquelas empresas que contratarem jovens oriundos da escola pública. Então, é um incentivo para contratação de jovens”, destacou o governador.

Já a plataforma Piauí Oportunidades se apresenta como uma ponte digital entre a educação e o mundo do trabalho. Na plataforma, jovens em situação de vulnerabilidade social terão oportunidades de inclusão no mercado de trabalho, bem como terão mecanismos de capacitação, estágios, oportunidades de primeiro emprego e vagas para jovens aprendizes.

De acordo com o governador, a ferramenta promete facilitar tanto o processo de seleção de jovens talentos pelas empresas quanto a capacitação dos candidatos para habilidades demandadas pelo mercado.

“Ao mesmo tempo fizemos o lançamento de uma plataforma robusta o “Piauí Oportunidades”, em que se busca conectar o mundo da educação com o mundo do trabalho, o mundo daqueles jovens que querem uma oportunidade com aquelas empresas que estão procurando talentos. Eu celebro como um grande momento que coroa todo o nosso esforço de aumentar as oportunidades da nossa juventude e de conectar o mundo da educação com o mundo do trabalho”, ressaltou Rafael Fonteles.

Disponível no site piauioportunidades.pi.gov.br, a plataforma já oferece mais de 100 cursos gratuitos e conecta mais de 20 instituições parceiras.

Como participar do Primeira Oportunidade

O programa Primeira Oportunidade, visa auxiliar na contratação de jovens por meio da intermediação de mão de obra feita pela plataforma. A inscrição de empresas interessadas em participar também será realizada de forma digital, exclusivamente pelo site da Piauí Oportunidades.

O público-alvo inclui jovens devidamente inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal ou no programa ID Jovem, além de estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.