Portal O Dia

Mergulhadores da Marinha vão ajudar nas buscas por vítimas de queda de ponte entre MA e TO

Na tarde desta segunda-feira (23), o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que mergulhadores da Marinha irão auxiliar nas buscas por vítimas no Rio Tocantins, no trecho sob a ponte que desabou na divisa entre o Maranhão e o Tocantins. Segundo o ministro, o pedido de reforço foi atendido pelo almirante Marcos Olsen, comandante da Marinha. Um dos desaparecidos e que será alvo das buscas é o piauiense Kécio Francisco Lopes dos Santos, natural do município de Demerval Lobão.

Reprodução
Até o momento, o piauiense Kécio Francisco segue desaparecido.

Kécio, de 42 anos, estava conduzindo uma das carretas que caiu no Rio Tocantins durante o rompimento da ponte. Até o momento, o piauiense segue desaparecido. De acordo com informações apuradas pelo O Dia, Ele, que é caminhoneiro, estava transportando defensivos agrícolas quando o acidente aconteceu. O ministro se pronunciou nas redes sociais sobre as buscas, com apoio da Marinha.

Acabo de ser informado pelo comandante da Marinha, Almirante Olsen, que nossa solicitação de equipe de mergulho para realizar as buscas no local do colapso da ponte foi atendida. Os profissionais da Marinha estarão prontos para atuar já amanhã cedo. Seguiremos vigilantes e acompanhando todas as ações necessárias

Renan FilhoMinistro dos Transportes

Queda da estrutura ocorreu no último fim de semana

acidente ocorreu na tarde deste domingo (22) e deixou uma vítima fatal, além de vários feridos e ao menos 16 desaparecidos. Vídeos gravados de uma distância maior mostram a estrutura cedendo e caindo por sobre as águas. Até o momento uma morte foi confirmada. Porém, há mais feridos na ocorrência. O desabamento aconteceu na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que fica entre as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins. A ponte é uma ligação importante entre os dois estados e passa sobre o rio Tocantins.

Reprodução / Redes Sociais
Vídeo gravado por vereador mostra momento em que ponte começa a cair.

O desabamento foi registrado em vídeos que circulam nas redes sociais. O vereador Elias Junior, do município de Aguiarnópolis (TO), relatou que a ponte já apresentava rachaduras em sua estrutura e necessitava de reparos. Com mais de 60 anos de idade, a estrutura da ponte já havia sido alvo de críticas, principalmente devido ao grande número de veículos pesados que circulam por ali. 

Após o ocorrido, a BR-226 foi interditada e um estado de emergência foi decretado no Maranhão. O ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foram para o local.

Rio contaminado por substâncias químicas dificulta buscas

Com a queda da estrutura, ao menos 10 veículos, incluindo caminhões, carros de passeio e motocicletas, caíram no Rio Tocantins. Cerca de 14 mergulhadores haviam sido designados para realizar as buscas, mas a operação foi suspensa temporariamente devido ao risco de contaminação das águas do rio com substâncias químicas dos caminhões que caíram.

Dentre os veículos que transitavam no local no momento do acidente, havia uma carreta que transportava ácido sulfúrico. O produto, que é tóxico, pode ter vazado e contaminado a água do rio. Por isso, o governo do Tocantins emitiu um alerta para os moradores de Aguiarnópolis, na região do extremo norte, recomendando que evitem contato com a água do rio.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.