Portal O Dia

Partidos da base de Silvio Mendes entrarão com ação judicial contra assédio a pré-candidatos

Os partidos que apoiam a chapa encabeçada pelo pré-candidato a prefeito de Teresina Silvio Mendes entrarão na justiça contra representantes de outras chapas que estariam praticando assédio e abuso de poder ao tentarem convencer pré-candidatos e lideranças a mudarem de base política.

Pelo menos 10 pré-candidatos que estão apoiando Silvio Mendes teriam sido procurados por representantes de outros partidos e recebidos propostas financeiras para deixarem a chapa e apoiarem outros nomes.

Ascom
Representantes de partidos convocaram coletiva de imprensa para anunciar medidas

Segundo a Dra Ivilla Araújo, representante jurídica do grupo de Silvio Mendes, nos últimos dias foi possível observar amplo assédio econômico, financeiro aos pré-candidatos. Ela afirmou ainda que todas as conversas estariam documentadas em áudios e vídeos, e que serão usadas como prova.

“Resolvemos, em uma frente ampla, representar, junto à justiça eleitoral, por abuso de poder político e abuso de poder econômico, alguns atores que estão fazendo essas propostas, bem como fazer uma notícia de fato para o Ministério Público Eleitoral, para que ele faça apuração da existência de crime, seja por quem está oferecendo, seja porque está se propondo a receber qualquer tipo de recompensa financeira por apoio, nesse momento de pré-campanha”, explicou a advogada.

Entre as principais acusações da oposição está o abuso do poder econômico, com a atribuição de convites para participar de um outro grupo político através do oferecimento de propostas financeiras de alto valor. “São propostas financeiras bem robustas e de magnitudes assim nunca vistas antes nesse ambiente da política”, ressaltou Ivilla Araújo.

A Advogada informou que todos os pré-candidatos que se sentiram ameaçados após serem expostos às situações de assédio estão recebendo assistência. “Eles estão sendo já ameaçados e estão precisando do apoio jurídico e político por nossa parte. O nosso objetivo é coibir o abuso no uso da máquina ou no uso do poderio econômico”.

“Iremos tornar público todo assédio cometido”

O pré-candidato a vereador Ismael Silva ressaltou que todos os partidos da base de Silvio Mendes estão unidos e que seguirão alinhados no combate aos assédios sofridos pelas lideranças do grupo.

Segundo o parlamentar, todas as vezes que um pré-candidato for vítima de assédio, o grupo tornará público por meio de gravações, exposição dos fatos e através de denúncias, para que a população tenha acesso a estas informações.

“O abuso do poder político, o abuso do poder econômico, ele não é vislumbrado tão somente durante a campanha eleitoral, mas agora também com essas propostas indecentes de fazer com que pré-candidatos desistam de suas candidaturas em prol de um interesse pessoal de grupo político”, disse Ismael.

Ezequiel Araujo / O Dia
Vereador Ismael Silva

O presidente municipal do PP, Joel Rodrigues, disse que a medida de ingressar uma ação judicial também é resultado da cobrança feita ao partidos pelos pré-candidatos que estariam sendo assediados. "Há uma cobrança dos nossos pré-candidatos porque eles tomaram a decisão de estarem aqui por um projeto maior e eles não aceitam que esse assédio fique acontecendo e que não tenha uma ação dos partidos", disse.

A chapa majoritária encabeçada pelo ex-prefeito Silvio Mendes e o deputado Jeová Alencar conta com o apoio dos partidos União Brasil, Republicanos e Progressistas. Juntos, o grupo possui cerca de 90 pré-candidatos nas eleições municipais deste ano.  


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.