Portal O Dia

PAS Nordeste vai fortalecer a agricultura familiar com foco na produção saudável e inclusão social, destaca Rejane Tavares

Durante a Feira Nordestina da Agricultura Familiar (Fenafes), realizada em Salvador, Bahia, os secretários de Agricultura Familiar dos nove estados do Nordeste se reuniram no Fórum Eugênio Peixoto de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar. O encontro marcou o lançamento do Programa de Consumo de Alimentos Saudáveis (PAS Nordeste), uma iniciativa que busca articular políticas públicas para fortalecer a produção e o consumo de alimentos provenientes da agricultura familiar.

Geirlys Silva - SAF
Fórum Eugênio Peixoto

O PAS Nordeste tem como principal objetivo oferecer políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento da agricultura familiar na região, promovendo maior acesso a crédito, assistência técnica e tecnologia social. O programa visa aumentar a produção e o consumo de alimentos saudáveis, facilitando também a transferência direta de alimentos adquiridos pelo estado para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“O PAS Nordeste é um programa que vai articular as diversas políticas públicas para a agricultura familiar, tanto no nível federal como no nível estadual, e tem uma forte abordagem territorial. Então, é um programa que une Lula, a produção de alimentos saudáveis, a questão das atividades da assistência técnica, do acesso ao crédito e das infraestruturas para produção de alimentos saudáveis pela agricultura familiar”, destacou Rejane Tavares, secretária de Agricultura Familiar do Piauí.

Geirlys Silva / SAF Piauí
Secretária Rejane Tavares

A gestora acrescentou que alguns estados já haviam implementado programas de incentivo à agricultura familiar, como o PAS Piauí, que compra alimentos diretamente de pequenos produtores para distribuição entre pessoas em situação de vulnerabilidade social e instituições de amparo. “O PAS Piauí começou com um único recorte de compra de alimentos da agricultura familiar e repasse às entidades em situação de vulnerabilidade. O que temos hoje no PAS Nordeste é um programa mais completo, que traz todos os elementos necessários para a produção de alimentos, com uma forte orientação para a agroecologia, a participação social e o fortalecimento da estratégia de desenvolvimento territorial”, finalizou.

Geirlys Silva / SAF
Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária

Além das reuniões do Fórum Eugênio Peixoto, a Fenafes, que se encerra neste domingo (15), reúne agricultores e agricultoras familiares de toda a região, promovendo a troca de saberes entre os participantes.

No estande do Piauí, os produtos mais vendidos foram a cajuína, cujo estoque se esgotou dois dias antes do fim do evento, além do mel e seus derivados, castanha de caju, azeite e mesocarpo de babaçu, artesanato e diversos outros itens.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.