Portal O Dia

Perspectiva: O que o esporte piauiense e os nossos atletas nos reservam para 2024?

O calendário esportivo de 2024 será recheado de competições e disputas para as equipes e atletas piauienses. O Futebol, o Atletismo, Judô e Badminton são as modalidades em que atletas do nosso Estado mais possuem chances de conquistar bons resultados no próximo ano. O ODIA traz para você a Perspectiva 2024 para o esporte com as possibilidades de medalhas, troféus e títulos por quem entra em campo, nas quadras ou nas pistas para trazer conquistas para o Piauí.

Assis Fernandes/ODIA
Estádio Albertão

No Futebol, calendário cheio!

Em 2024, os clubes piauienses disputarão competições locais, regionais e nacionais. O calendário começa o Campeonato Piauiense. Oito clubes vão buscar levantar o título estadual: River, Altos, 4 de Julho, Picos, Fluminense-PI, Parnahyba, Corisabbá e Oeirense. O atual campeão, o River é um dos favoritos a levantar a taça, juntamente ao Fluminense-PI e Altos.

Dos clubes locais, apenas River, Fluminense-PI e Altos terão outras competições regionais e nacionais no calendário. O Jacaré disputa a Pré-Copa do Nordeste - por ser o melhor piauiense no ranking da CBF - tentando uma vaga na fase de grupos. Para isso, contratou um treinador experiente e que conhece o futebol nordestino: Flávio Araújo, o Rei do Acesso. O primeiro duelo é contra o Santa Cruz.

Vice-campeão piauiense, o Fluminense-PI tem no calendário, além do Estadual, a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. O clube foi o primeiro a iniciar a pré-temporada e quer fazer uma Série D diferente da péssima campanha de 2023, em que o clube caiu ainda na primeira fase. O acesso é a meta do Vaqueiro. Na Copa do Brasil, a recente participação também não foi boa em 2023: caiu no primeiro jogo em uma derrota por 3 a 0 para a Ponte Preta. E neste ano, no caminho do Vaqueiro, podem aparecer equipes importantes do futebol brasileiro, como Corinthians, Internacional ou Vasco.

O Fluminense-PI está no Grupo E, que enfrenta times do Grupo A: são eles Corinthians, Fortaleza, América-MG, Internacional, Bahia, Atlético-GO, Cruzeiro, Cuiabá, Coritiba e Vasco. Será que terá uma grande equipe do futebol brasileiro jogando nos gramados piauienses? Um sorteio em janeiro é que vai definir. Já o River é o que terá o calendário mais cheio de 2024; quatro competições ao todo; Piauiense, Copa do Brasil, Nordestão e Série D. O clube vai defender o título estadual e buscar o acesso à Série C, repetindo o feito de 2015.

Na Copa do Brasil, o Galo volta à competição nacional e estará no Pote G, que enfrentará equipes do Pote C. São elas: Botafogo-SP, Brusque-SC, Paysandu-PA, Volta Redonda-RJ, Ypiranga-RS, Confiança-SE, Ferroviário-CE, Brasiliense-DF, América-RN e Aparecidense-GO. O clube tem grandes chances de avançar de fase, assim como na Copa do Nordeste!

No futebol profissional masculino, ainda tem o Piauiense Série B, o Piauiense Feminino e as competições de base. Piauiense Sub-20, Piauiense Sub-17, Piauiense Sub-15, Piauiense Sub-13, Piauiense Sub-11; Piauiense Feminino Sub-17.

Reprodução
O atual campeão, o River é um dos favoritos a levantar a taça

Atletismo: Piauí poderá ter três representantes nas Olimpíadas 2024

Em 2024, o atletismo piauiense terá pela frente competições nacionais, como o Troféu Brasil de Atletismo. Dentre as competições internacionais, é claro que a que chama mais atenção são as Olimpíadas de Paris. E três piauienses podem garantir uma vaga na seleção olímpica, em julho: Letícia Lima, João Henrique Falcão e Keyla Barros, esta última nas Paralimpíadas.

Letícia inclusive conquistou seu recorde pessoal nos 200 metros, alcançando a marca de 23,34 segundos. Tempo que a credencia a buscar uma vaga entre as representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Esse pode ser a primeira olimpíada na carreira de Letícia. Já João Henrique foi reserva da equipe mista dos 4x400m do Brasil em Tóquio 2020 agora quer ser titular e protagonista em Paris 2024. O que, assim como Letícia, também dependerá da posição no ranking.

Keyla Barros é a outra atleta que pode garantir vaga nos Jogos de Paris. Após a conquista da medalha de prata no Mundial de Atletismo, que aconteceu neste ano em Paris, na França. Com isso, as chamas da esperança reacenderam em Keyla e o sonho de chegar às paralimpíadas de Paris 2024 está cada vez mais perto, já que o ouro no mundial rende à atleta uma vaga nos jogos.

Judô piauiense também tem chances de estar nos jogos de Paris

Os piauienses, Michelly Marinho, Stael Torres e Stanley Torres, são os nomes com mais chances de integrarem a seleção olímpica, visando Paris 2024. Stanley está credenciado a garantir uma vaga nos Jogos de 2024, pelos bons resultados conquistados. Só neste ano, ele já soma nove pódios. Stanley conquistou o primeiro lugar na seletiva regional de judô e no campeonato regional; piauiense sênior e veteranos; campeonato sul-americano; Mundial de Polícias e Bombeiros no Canadá, Copa Internacional Jalisco e agora o Pan-Americano.

A última conquista a medalha de bronze no campeonato mundial de judô veteranos, realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. 

Badminton: Piauí deve seguir revelando talentos e conquistando medalhas

Na seleção brasileira fixa, seis dos 14 atletas são nascidos no Piauí, o estado com maior presença na lista. O Centro de Treinamento de base da Confederação Brasileira de Badminton fica em Teresina. E a base em 2024 vem forte: o Piauí teve um ótimo desempenho nos Jogos da Juventude Ribeirão Preto 2023: dois ouros, uma prata e um bronze nas quatro provas do programa.

O maior destaque foi Klerton Zaidan, de 17 anos, que faz parte da seleção brasileira júnior, e conquistou dois ouros (individual e duplas) e um bronze (duplas mistas). E pode conquistar mais uma medalha nos Jogos da Juventude – na edição de 2022 levou três medalhas douradas no ano.

Além dele, atletas mais experientes como a dupla feminina Sânia Lima e Juliana Viana e Fabrício Farias e Davi Luís. Ambas as equipes conquistaram medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. E os índices conquistados valem para a disputa por uma das vagas rumo às Olimpíadas de Paris 2024.

Em 2024, esporte piauiense contará com incentivo do SIESPI

O SIESPI, Sistema Incentivo Estadual ao Esporte é um programa sancionado em 2023, mas com da Secretaria dos Esportes, que instituiu regime de incentivo fiscal, no qual permite que empresas privadas contribuintes de ICMS patrocinem projetos esportivos, com a futura compensação tributária em sua integralidade. De forma a ser mais transparente e clara para a população, patrocinadores e proponentes dos projetos.

O Siespi, assim como o Fundesprorte, será executado em 2024 a partir de benefícios fiscais na área do ICMS, principal imposto estadual. Com a medida legislativa, pessoas físicas e jurídicas poderão deduzir impostos para destinar os recursos a projetos esportivos em todo o Piauí. A previsão é que o projeto destine cerca de R$ 6 milhões ao esporte do estado. As empresas interessadas a serem mecenas de projetos esportivos aprovados pelo conselho deliberativo do Siespi poderão deduzir até 100% do valor devido de ICMS, a depender da aprovação da Secretaria Estadual de Fazenda.