A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) registrou mais uma morte por dengue no Piauí. Ao todo, seis pessoas morreram em decorrência de complicações da arbovirose. A sexta morte, ainda sem identidade revelada, é de um homem de 65 anos da cidade de João Costa, distante a 488 km de Teresina.
LEIA TAMBÉM
Ao O Dia, a Sesapi informou que o homem morreu em março desde ano, mas que a morte em decorrência da dengue só foi divulgada agora após profundamente das investigações das entidades de saúde.
De acordo a pasta de saúde estadual, O novo boletim epidemiológico, com apuração das primeiras 15 semanas de 2024, informa que até o momento foram registradas 6.081 casos prováveis da dengue no Piauí. Isso, segundo a Sesapi, representa um aumento de 82,2% em relação ao mesmo período de 2023, com uma incidência de 184,9 casos por 100 mil habitantes.
Além disso, a pasta governamental detalhou que o número de cidades com alta incidência já supera o registado em 2023, saindo de sete para 24 cidades em 2024. Vale ressaltar que dos casos confirmados estão incluídos os casos inconclusivos, ignorados/brancos, dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave.
Cidade com maior incidência de casos
Conforme o boletim epidemiológico, a cidade de Bom Jesus, no Sul do Piauí, é o município com maior incidência de casos de dengue. Até o momento, entre casos de dengue com sinais de alarme foram notificados 58 casos e 24 situações confirmadas. Já de casos graves da doença, foram notificados seis e confirmados outras quatro ocorrências.
Quais são os sintomas de dengue?
A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti. Ela pode se apresentar de forma leve ou grave e, em alguns casos, pode ser fatal. Entre os sintomas da dengue, as pessoas devem ter atenção com:
- Febre alta (39°C a 40°C) de início repentino e que dura geralmente de dois a sete dias
- Dor de cabeça
- Dores musculares e nas articulações
- Dor atrás dos olhos
- Fraqueza e mal estar geral
- Náusea e vômitos
- Perda de apetite
- Erupções cutâneas (manchas vermelhas na pele)
Em casos de quadros mais graves, o paciente pode apresentar:
- Em casos de quadros mais graves, o paciente pode apresentar:
- Dor abdominal intensa e contínua
- Vômitos persistentes
- Sangramento nasal, gengival ou vaginal
- Sangue nas fezes
- Queda da pressão arterial
- Dificuldade para respirar
A forma mais eficaz de se prevenir contra a dengue é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Manter caixa d’água, tonéis e barris tampados, eliminar água parada de vasos de plantas, pneus, garrafas e outros recipientes, manter ralos limpos e vedados, limpas calhas e lajes periodicamente, usar repelentes, usar roupas que protejam a pele, instalar telas de proteções nas janelas.