O empreendedorismo e a vontade de abrir seu próprio negócio tem se tornado cada vez mais uma realidade na vida dos piauienses. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelam que, no Brasil, há mais de 12 milhões de MEI Ativos, já no Piauí, há 90.471 microempreendedores individuais registrados ativos em maio de 2024, o que correspondendo a 50,3% do total de Pequenos Negócios no estado.
O Comércio é o setor que mais se destaca no Piauí. Os dados apontam que 43,2% dos microempreendedores empreendedores individuais piauienses atuam nessa área, seguida de Serviços (41,9%), Indústria (9%) e Construção (5,5%%). E para aproximar ainda mais esses pequenos empresários e aqueles que desejam empreender e conhecer mais sobre como montar seu empreendimento, acontece de 20 a 24 de maio a Semana do MEI. No Piauí, mais de 150 atividades gratuitas serão realizadas em cerca de 100 municípios.
As 10 principais atividades econômicas do MEI no Piauí representam 36,8% de todos os MEIs registrados no estado, e são formadas pelas seguintes áreas: Comércio varejista de artigos de vestuário (8,7%); Minimercados (5,9%); Cabeleireiros, manicure e pedicure (5,8%); Promoção de vendas (3,6%); Restaurantes e similares (2,5%); Comércio Varejo de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal (2,4%); Lanchonetes (2,3%); Comércio varejista de bebidas (2,2%); Comércio hortifrutigranjeiro (1,7%) e Fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar (1,7%).
Kelly Campelo, gerente da unidade de Relacionamento e Gestão do Atendimento do Sebrae-PI, destaca que a Semana do MEI é destinada para aquele empreendedor que já é formalizado, quem é MEI ou deseja se formalizar. A representante do Sebrae também destacou os serviços que serão ofertados, inclusive com workshops e bate-papos, além de talk shows online com nomes como Gil do Vigor e Nath Finanças.
“Ao longo da semana, iremos ofertar orientações, consultorias, palestras, cursos, oficinas, atendimento com analistas e consultores do Sebrae, além de parceiros, como bancos, Correios, INSS e Receita Federal, que podem agregar informações úteis para os MEIs”, comenta.
Em Teresina, as atividades acontecerão na sede do Sebrae e na Praça Rio Branco, no Centro. Nesse local, o atendimento acontece das 8h às 17h. Já na Praça da Morada do Sol, na zona Leste; Praça do 8º Distrito do Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste; Praça da Telemar no Mocambinho, na zona Norte; e Associação de Moradores do Parque Piauí, na zona Sul da capital, o atendimento será das 9h às 17h. As ações do Sebrae também acontecem em Floriano, Parnaíba e Picos na sede das Unidades Regionais. Vale destacar que o atendimento é espontâneo, ou seja, basta que o interessado se dirija ao guichê e ele será direcionado para o atendimento específico.
“A pessoa pode vir tirar dúvida sobre como tirar o CNPJ, quer começar um negócio, qual a documentação necessária, os benefícios de ser MEI, entre outras. Estamos aqui para esclarecer todas as dúvidas. No ano passado, atendemos mais de 20 mil clientes, então, para este ano, a expectativa é superar essa meta em todo o Estado do Piauí”, complementa.
O operador de processamento de cervejaria, Gerlânio Moreira Costa (38), aproveitou as primeiras horas da manhã para ir ao stand do Sebrae na Praça Rio Branco, Centro de Teresina, para tirar dúvidas sobre como se tornar um microempreendedor e abrir seu próprio negócio. Ele conta que trabalha informalmente com a venda de produtos esportivos, mas que deseja se tornar MEI e formalizar seu negócio.
“Vim tirar dúvidas sobre como abrir o MEI, pois trabalho de carteira assinada, mas queria abrir meu próprio empreendimento. Aqui no stand do Sebrae me direcionaram para falar com o INSS, mas a minha principal dúvida era com relação às taxas para ser MEI e como abrir um CNPJ. Com essas informações em mãos, vou me organizar, pois penso em formalizar meu negócio e poder futuramente trabalhar para mim mesmo”, acrescenta Gerlânio Moreira.
Quem não puder se dirigir aos stands do Sebrae pode buscar o atendimento online no Portal do Sebrae, ou ainda pela Central de Atendimento 0800 570 0800, que também é WhatsApp. Além de analistas e consultores do Sebrae, alguns postos de atendimento contarão com representantes de instituições parcerias como Caixa, Badespi, Sicoob, Correios, Sefaz e INSS.
O que é o MEI?
O Microempreendedor Individual é o empresário ou a empresária formalizado, cuja empresa fatura até R$ 81 mil por ano. A formalização como MEI traz benefícios como:
• Obtenção do CNPJ gratuitamente;
• Tributação reduzida;
• Declaração de faturamento simplificada;
• Garantia de benefícios previdenciários;
• Possibilidade de contratar um funcionário;
• Empréstimos bancários direcionados;
• Chances de fazer negócios B2B.
Palestras magnas
A programação do evento inclui ainda palestras magnas, com profissionais de renome nacional. Essas ações acontecerão em Teresina, Piripiri, Parnaíba, Floriano e Picos.
Em Teresina, será realizada no dia 22 de maio, às 19h, a palestra “Como Utilizar Inteligência Artificial na sua Empresa”, sendo ministrada por Dalson Carvalho. Essa mesma palestra ocorrerá em Piripiri, no dia 23 maio.
A palestra Empreendendo com Inovação e Criatividade, que será ministrada por Caio Giachetti, acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de maio, às 19h, em Parnaíba, Floriano e Picos, respectivamente. Caio é destaque nas redes sociais com o perfil @caionomundo, que trata de empreendedorismo nômade.
A programação completa das atividades que acontecerão durante o evento, está disponível no endereço eletrônico https://bit.ly/SemanaDoMeiPiauí. Nesse endereço, os interessados podem também fazer inscrições para as palestras magnas.