Final de outubro e o calor no Piauí não dá trégua. Um monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou que o Estado tem nove cidades entre as mais quentes do país. Os dados levam em consideração as médias de temperatura registradas no final de semana e foram divulgados ontem (29).
Segundo o levantamento, as nove cidades piauienses consideradas as mais quentes do Brasil são: Bom Jesus (40,6°C), Floriano (40,2°C), Oeiras (40,2°C), Corrente (40°C), Teresina (40°C), Alvorada do Gurgueia (39,7°C), Campo Maior (39,5°C), São João do Piauí (39,5°C) e Gilbués (39,4°C).
Chamou a atenção a situação de Bom Jesus, que registrou a segunda maior temperatura do Brasil neste domingo (29), com máxima de 40,6°C no horário mais quente do dia, por volta das 15h. O município piauiense ficou atrás somente da cidade de Alto Parnaíba, no Maranhão, que também teve a mesma média, mas com taxa de umidade relativa do ar menor, o que deixou o tempo mais seco. Em terceiro lugar e com a mesma temperatura, aparece o município baiano de Ibotirama (40,6°C).
Previsão do tempo no Piauí para a semana
Conforme o boletim de previsão do tempo emitido pela Semarh (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), o começo desta semana no Piauí deverá ser de mais sol e baixa umidade. Na região Norte do Estado, o céu fica com poucas nuvens e haverá ocorrência e ventos fracos com temperaturas variando entre 22°C e 41°C.
Já na região Centro-Norte, a temperatura deve ficar entre 19°C e 41°C, com umidade abaixo dos 30% em vários municípios. Na região Sudeste Piauiense, a situação se repete as temperaturas giram em torno dos 19°C e 41°C e umidade do ar abaixo de 30% em algumas cidades. Nesta região, haverá ocorrência de ventos fracos com céu com poucas nuvens.
Chuvas no Sul do Piauí devem continuar
O modelo de previsão da Semarh aponta a continuidade de chuvas no Sul do Piauí. As precipitações naquela região do Estado iniciaram no último dia 24 em decorrência de uma frente fria que adentrou o território brasileiro na porção Sudeste e influencia os sistemas atmosféricos do Sul do Maranhão e do Piauí.
Com relação às temperaturas, elas devem se manter elevadas, alcançando 40°C em municípios como Oeiras, Caldeirão do Piauí, Picos, Paulistana, Caracol, Piripiri e Castelo do Piauí. Já no que respeita à umidade do ar, há probabilidade de índices abaixo de 15% em vários municípios. Ainda, segundo a Semarh, as chuvas devem se tornar comuns ao longo dos dias em virtude da aproximação do período chuvoso.