Portal O Dia

Piauí tem segundo foco de peste suína confirmado; ações são intensificadas

O Piauí confirmou mais um foco de Peste Suína Clássica (PSC). Dessa vez, o caso foi registrado em criatório de subsistência na zona rural de Boqueirão, que fica a 131,2 km de Teresina. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapi) foi notificada após o criador entrar em contato. A instituição, através da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), monitora o caso e intensifica as ações do Plano de Contingência para conter a disseminação da doença. 

No início desta semana, o Governo do Estado decretou situação de emergência zoossanitária em todo o território devido à ocorrência de peste suína confirmada na cidade de Cocal de Telha. Pelo menos 15 animais morreram, ou tiveram que ser sacrificados, por conta da doença.

Reprodução/Adapi
Piauí tem segundo foco de peste suína confirmado

“O produtor nos contactou e solicitou uma visita à propriedade dos fiscais médicos veterinários. Chegando lá, os profissionais realizaram a coleta de material, que foi enviado para o laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. No final da tarde de quinta-feira, recebemos o resultado dos exames, que confirmaram a suspeita e já acionamos os produtores e as autoridades locais para organizarmos o saneamento do foco”, disse a coordenadora do Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos (PESS), Karoliny Mendonça.

Segundo a coordenada, o local foi isolado a partir do momento em que a suspeita surgiu. Após a confirmação, um animal morreu e outros três foram sacrificados.  A fiscalização se estendeu ainda a propriedades vizinhas, onde duas delas apresentaram animais com sintomas e que também serão saneadas.

O caso demonstra a importância da notificação em caso de suspeita da doença.

“A Lei que cria o Fundo de Defesa Agropecuário (Fundapi), determina o pagamento aos criadores em casos de doenças de notificação obrigatórios e em casos de decretação de emergência zoossanitária, por isso reiteramos a importância da notificação à Adapi. Aproveitamos para informar aos criadores que tiveram ou terão seus animais sacrificados, que eles não terão prejuízo”, reforça o secretário da Sada, Fábio Abreu.

O que é a peste suína?

A peste suína é uma doença viral altamente contagiosa que afeta suínos, causando febre, depressão, e em casos mais graves, alta mortalidade. O vírus responsável pela peste suína é o vírus da peste suína africana (PSA), que pode ser transmitido de suíno para suíno, bem como por meio de contato com objetos contaminados. A enfermidade não possui impacto direto na saúde humana, mas tem sérias implicações econômicas, já que pode resultar em grandes perdas na produção de carne suína.

A prevenção e controle da peste suína geralmente envolvem medidas rigorosas de biossegurança nas fazendas, restrições de movimentação de suínos e a implementação de programas de vacinação, contribuindo assim para proteger as populações suínas e sustentar a indústria suinícola.

Reprodução/IICA
O que é a Peste Suína Africana?