Na tarde desta quarta-feira (23), a sede da Federação de Futebol do Piauí (FFP), em Teresina recebeu uma reunião com os presidentes e representantes dos clubes que participarão do Campeonato Piauiense de Futebol 2025. Esse encontro antecede o arbitral que será realizado no dia 1º de novembro, em Parnaíba, como parte da ação da Federação Itinerante. Entre os pontos importantes da reunião, ficou decidida a data de estreia do Estadual e continuidade do formato do torneio.
Na ocasião, também foi apresentada a bola que será usada na competição. Estiveram presentes à reunião Edilson Moreira (Diretor do 4 de Julho); Edson Sá (Presidente do Atlético-PI); Fabiano Pimentel (Presidente do Oeirense); Augusto Chabloz (Representante jurídico do River-PI); Warton Lacerda (Presidente do Altos); Eureliano Barros (Presidente do Parnahyba); Jackson Nogueira (Presidente do Piauí); Carlos Alberto (Diretor-executivo do Fluminense-PI).
Formato da competição será o mesmo de 2024
A forma de disputa do Campeonato Piauiense de 2025 deverá seguir o mesmo modelo estabelecido para a edição de 2024. O formato do Estadual prevê que os oito clubes serão divididos em dois grupos de quatro. A divisão dos grupos foi realizada de acordo com a posição na tabela de classificação do ano anterior. Cada grupo jogará entre si em jogos de ida e volta, totalizando seis jogos para cada clube na fase de grupos.
Na segunda fase os grupos se cruzam em mata-mata em jogos de ida e volta. Os vencedores de cada confronto avançam para as semifinais, que serão disputadas em dois jogos (ida e volta). Os vencedores das semifinais se enfrentam nas finais, também em dois jogos (ida e volta). O Campeonato Piauiense 2025 tem previsão de início para o dia 11 de janeiro, e as expectativas já estão em alta para a temporada que promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos.
O presidente da FFP, Robert Brown, destacou o comprometimento da entidade com o alinhamento entre clubes e Federação. "Estamos focados em proporcionar uma competição cada vez mais organizada e competitiva, com a participação ativa de todos os clubes. Nosso objetivo é fortalecer o futebol piauiense, garantindo que os times tenham suporte para competir em alto nível", afirmou o presidente.
O vice-presidente da FFP, Daniel Araújo, também expressou otimismo quanto à próxima temporada. "A expectativa é de que o campeonato seja bem disputado. Temos excelentes clubes, treinadores e equipes técnicas capacitadas. Tenho certeza de que será uma grande competição, à altura do futebol piauiense", destacou.
Altos é o atual campeão
O atual campeão é o Altos, que faturou o quarto título estadual de sua jovem história no futebol local. Apos um empate em 0 a 0 no tempo normal, com um a menos, a decisão foi para os pênaltis. Das cinco batidas, o Tubarão do Litoral converteu três e o Jacaré marcou quatro pênaltis. Com o título, o Alviverde volta a ser campeão piauiense, após dois anos sem vencer a competição.
Com o título conquistado, a equipe garantiu a vaga direta para a fase de grupos da Copa do Nordeste 2025, além da Série D e da Copa do Brasil do ano que vem. O vice Parnahyba também estará na Copa do Brasil e na quarta divisão nacional.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.