Portal O Dia

Piauiense: Corisabbá e Picos podem ser rebaixados neste fim de semana

Neste fim de semana será realizada a sexta e última rodada da primeira fase do Campeonato Piauiense. E além de definir as primeiras posições nos grupos A e B, a rodada será decisiva na parte de baixo da tabela. Corisabbá e Picos, os lanternas de cada grupo podem ser rebaixados já nesta rodada, dependendo de uma combinação de resultados. (Confira abaixo)

Reprodução / FFP
Taça do Campeonato Piauiense

Corisabbá

Dono da pior campanha de todo o Estadual – em cinco jogos, cinco derrotas e nenhum ponto marcado – a Águia de Floriano precisa vencer o seu duelo contra o Parnahyba, se quiser continuar tendo chances de se salvar do rebaixamento por conta própria. Em caso de empate, o Cori precisará torcer para uma derrota do 4 de Julho e do Fluminense-PI. E se o time de Floriano perder, só um empate do 4 de Julho já rebaixa o Corisabbá para a Série B do Piauiense.

Picos

A campanha do Picos também é muito ruim. Em cinco jogos, quatro derrotas e um empate, com apenas um ponto marcado. Em caso de derrota do Zangão para o Altos, uma vitória do 4 de Julho rebaixa o time da capital do Mel. Se empatar, será necessário o Colorado de Piripiri e o Fluminense-PI vencerem. Ganhando o confronto, o Picos segue vivo na luta contra a queda para a Série B.

Confira como está a tabela do Estadual:

Grupo A:

River - 12 pts

Altos - 10 pts

4 de Julho - 6 pts

Picos - 1 pt

Grupo B:

Oeirense - 12 pts

Parnahyba - 10 pts

Fluminense-PI - 7 pts

Corisabbá - 0 pt

Veja as partidas do Estadual

Sábado (17)

River x 4 de Julho – 16h, no Albertão;

Picos x Altos – 16h, no Gerson Campos;

Domingo (18)

Corisabbá x Parnahyba – 16h, no Tibério Nunes;

Oeirense x Fluminense-PI – 16h, no Gerson Campos.

Formato de disputa do Piauiense

novo formato do Campeonato Piauiense determina a divisão dos oito clubes em dois grupos de quatro participantes. A composição das chaves foi realizada conforme a posição na tabela de classificação da Série A de 2023. Cada grupo joga entre si em partidas de ida e volta, totalizando seis confrontos para cada equipe na fase inicial.

 

Na segunda fase, os grupos se cruzam em sistema eliminatório (mata-mata), com jogos de ida e volta. Os vencedores de cada duelo garantem vaga nas semifinais, disputadas em dois confrontos, também em casa e fora. Quem avançar se enfrenta na grande final, igualmente com partidas de ida e volta.

Campeão e vice se classificam para a Série D do Brasileirão e a Copa do Brasil de 2025; o vencedor obtém vaga ainda na fase de grupos da Copa do Nordeste do próximo ano.