A morte de Francisca Trindade, que completou 20 anos nesta quarta-feira (26), foi lembrada por políticos nas redes sociais. O dia foi de mensagens de pesar pela perda precoce e de enaltecimento de seu legado na política do Piauí. Trindade faleceu em 26 de julho de 2003, meses depois de ter assumido o primeiro mandato de deputada federal.
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, recordou a trajetória política da amiga. Em vídeo produzido com imagens de Trindade, ele lembrou que quando foi eleito vereador de Teresina, ela assumiu sua chefia de gabinete, mas que conseguiu chegar a ser eleita para a Câmara Federal.
“Trindade não foi só uma parceira de luta, foi uma grande amiga minha e da minha família. Hoje faz 20 anos da sua ausência física, mas sua presença firme, forte e autêntica continua a iluminar nossos caminhos Trindade, pra sempre, presente! ”, escreveu o ministro.
O deputado estadual Francisco Limma (PT) lembrou que mesmo duas décadas depois, Trindade segue como referência para novas lideranças políticas no estado. “Francisca Trindade segue como referência de coragem, luta e resiliência para todo o Piauí, especialmente para as mulheres na política. Trindade foi professora, vereadora, Deputada Estadual e Deputada Federal pelo Partido dos Trabalhadores. Mesmo após 20 anos de sua partida, ela é simbolizo de coragem, garra e perseverança”, disse.
A vereadora petista Elzuila Calisco comentou a que Trindade foi uma referência de liderança voltada para a questão de moradia popular e redução da desigualdade social. Ele avaliou que sua luta a tornou uma referência no partido.
“Há 20 anos, perdíamos uma mulher extraordinária, uma piauiense incansável que trabalhou em prol da moradia, dos direitos humanos e da igualdade social. Francisca Trindade foi um exemplo de força e coragem, sempre defendendo com fervor os direitos das mulheres e das pessoas negras. Sua memória permanece viva em nossos corações e sua luta continua nos inspirando. Você sempre será lembrada como símbolo de resistência e esperança”, disse a parlamentar.
QUEM FOI
Francisca Trindade foi eleita deputada federal com a maior votação da história do Piauí, mas faleceu em 26 de julho de 2023 enquanto discursava para uma plateia de pescadores em Teresina. Ela sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC), chegou a ser transferida para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, mas não resistiu. Trindade já havia assumido mandatos de vereadora de Teresina e deputada estadual.