A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu, nesta segunda-feira (27), o projeto de lei que assegura aos docentes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) de nível auxiliar, com jornada de 40h, receberem o mesmo piso salarial aplicado aos professores da educação básica. O texto é de autoria do Governo do Piauí, assinado pelo governador Rafael Fonteles (PT).
LEIA TAMBÉM
A proposição de equiparação salarial faz parte de uma negociação entre os docentes e o Executivo, em razão de um acordo firmado entre as partes para o fim da greve na educação estadual, que durou mais de dois meses.
À época, os docentes reivindicavam, além da equiparação salarial, outras exigências como reposição de atividades acadêmicas e dos valores descontados da remuneração dos professores em razão da greve, além da ampliação de bolsas de pesquisa e extensão, bem como outras pautas da categoria.
O projeto de lei prevê que os docentes de nível auxiliar que exercem jornada de 40 horas semanais recebam o mesmo piso salarial que os profissionais do magistério da educação básica, fixado em R$ 4.630,00.
A partir de agora, o texto seguirá para as comissões técnicas da Casa e depois ser lida e apreciada pelos parlamentares em sessão plenária. Caso seja aprovada pelo Parlamento, o texto voltará para o Poder Executivo para que possa ser sancionado.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.