Tudo o que você precisa saber sobre o Piauí em um só lugar. Vai ser lançado nesta terça-feira (04) o Anuário do Piauí 2023. Uma realização do Sistema O Dia, por meio da Fundação Octávio Miranda, o anuário reúne as informações mais atualizadas e úteis sobre o nosso Estado. São mais de 450 páginas com fichas, mapas, tabelas e infográficos que permitem acesso fácil e rápido a tudo que você precisa saber sobre o Piauí.
Chegando à sua 10ª edição, o Anuário do Piauí traz, neste ano de 2023, dados atualizados e análises sobre os 224 municípios piauienses. A publicação contém informações sobre infraestrutura, finanças públicas, características gerais sobre a demografia, além de indicadores econômicos, e sociais das 12 grandes regiões de desenvolvimento do Estado.
Um dos temas centrais do Anuário do Piauí deste ano de 2023 é a situação do saneamento básico com foco em Teresina. A publicação apresenta também um resgate histórico do Porto de Luís Correia, além de projeções em relação às energias renováveis, consideradas um importante expoente econômico para o Piauí e fator de preservação ambiental.
E nada melhor para conhecer o Piauí do que saber quem é sua gente. O Anuário do Piauí 2023 traz informações sobre os líderes do Poder Executivo do Estado: o governador Rafael Fonteles e o vice-governador, Themístocles Filho.
Além destes, há um compilado de registros com todos os prefeitos e vereadores eleitos para o mandato 2021-2024, além dos nomes que compõem o Legislativo Estadual e as Comissões Parlamentares as quais integram. A publicação apresenta ainda a lista de todos os órgãos da administração pública direta e indireta, autarquias e a lista de todos os deputados estaduais eleitos, seus suplentes e ainda aqueles que ocupam cargos no Executivo Estadual e Municipal.
O objetivo é mostrar ao piauiense quem são as figuras que os representam nos parlamentos municipais e estaduais e quem são as lideranças responsáveis pelas decisões que afetam todos e cada um dos que aqui vivem.
O Poder Judiciário Piauiense também figura no Anuário do Piauí 2023. A publicação apresenta a estrutura do Judiciário Estadual e elenca nome por nome os membros da Corte do Tribunal de Justiça (TJPI), do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e do Tribunal Regional Eleitoral (TER-PI). O anuário também traz a estrutura do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público Estadual (MPPI), da Defensoria Pública do Estado (DPE) e apresenta a lista com seus membros.
Na seção Representação Política no Congresso, o Anuário do Piauí 2023 apresenta as lideranças piauienses em âmbito federal tanto no Poder Executivo quanto no Poder Legislativo. Ministros, senadores e deputados federais também são apresentados nome por nome.
Informações de fontes fidedignas
As tabelas e gráficos que o Anuário do Piauí 2023 apresenta têm como base dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Fundação Cepro e de demais órgãos de pesquisas locais e nacionais como, por exemplo: IPEA, Ministério da Economia, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Ministério da Cidadania, PNUD, SEBRE, Sistema Firjan e Governo do Piauí.
A estrutura do Anuário do Piauí 2023
Em um mundo onde as informações estão ao alcance de um clique, o Anuário do Piauí vem com um design inovador pensado para facilitar o acesso aos dados mais importantes e necessários sobre nosso Estado. A publicação deste ano de 2023 tem 15 capítulos divididos entre temas como Administração Pública, Região da Grande Teresina, Infraestrutura, Aspectos Culturais, Religiosidade, Indicadores Sociais e Perfil dos Municípios.
O sumário do Anuário do Piauí 2023 traz a enumeração das seções e subseções da publicação, na mesma ordem em que ocorrem no texto. Por ser um documento amplo, o anuário contém informações de diversas fontes. Na seção Webgrafia, são disponibilizados os sites visitados onde muitos dados foram colhidos. O leitor pode consultar estas páginas. Já na seção Anais, o leitor encontrará um Glossário que esclarece termos e categorias utilizadas.
Em uma publicação ampla e aprofundada, o Anuário do Piauí 2023 traz mais um capítulo da evolução do nosso Estado devidamente documentada e atestada. É o que afirma o diretor-presidente do Sistema O Dia, Valmir Miranda. “O anuário tem como característica mostrar a evolução para a população dos aspectos econômicos, sociais, políticos da nossa terra. Essa ideia foi de um amigo, Demócrito Dummar, que era presidente do O Povo, do Ceará. Ele disse ‘faça um anuário. É muito bom registrar a evolução do seu Estado’. E aqui estamos nós com mais uma edição 18 anos após o lançamento da primeira”, diz.
Com uma tiragem de 10 mil exemplares, o Anuário do Piauí 2023 será circulado no Piauí e no Distrito Federal.
O Piauí também na palma da mão
Para aqueles que não tiverem acesso ao exemplar físico do Anuário do Piauí, neste ano o Sistema O Dia traz uma novidade: o App Anuário do Piauí. A publicação estará disponível em um aplicativo de acesso rápido e fácil com o mesmo conteúdo da versão impressa. Os piauienses poderão acessar as informações básicas e atualizadas sobre o Estado a qualquer momento e em qualquer lugar.
A versão digital será disponibilizada a partir da publicação da versão impressa. O App Anuário do Piauí estará disponível nas principais lojas digitais tanto para o sistema iOS quando para o sistema Android.
O lançamento do Anuário do Piauí 2023 acontece nesta terça-feira (05) na sede da APPM durante reunião do governador Rafael Fonteles com os prefeitos do Estado na I Assembleia da MRAE (Microrregião de Águas e Esgotos do Piauí).
Presente no evento, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, comentou a importância do Anuário do Piauí para a documentação do que acontece no Estado. "A compilação desses dados serve para consulta pelos gestores, pesquisadores e todas as entidades interessadas em conhecer mais sobre o Piauí", afirmou.
Já para o prefeito de Lagoa do São Francisco, João Arilson, o Anuário do Piauí 2023 é um elemento de comunicação essencial para ajudar a dinamizar a gestão pública. "Ele traz informações precisas e a gente precisa a cada dia estar atualizado com essas informações. Números são essenciais para a gestão pública. Nós pegamos essas informações básicas para dinamizar a nossa administração", pontuou o prefeito.