A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, deverá estar em solo piauiense no dia 29 de agosto. Na ocasião, ela participará da inauguração do primeiro Museu Indígena do Piauí, na comunidade Nazaré, em Lagoa do São Francisco, a 208 km de Teresina. A região é conhecida por abrigar indígenas de etnias Tabajara e Tapuio.
O convite à ministra foi realizado no último final de semana pelo diretor dos Povos Originários da Sasc, cacique Henrique Manoel. Ambos participavam de um encontro dos povos indígenas, realizado em Mato Grosso, e que tinha como tema “Guardiões da Mãe Terra”.
No evento, foi discutido também sobre a volta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no Piauí, bem como a reestruturação de terras destinadas a essa população. O órgão indigenista, vinculado ao Governo Federal, tem como premissa a proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas no Brasil.
Ele argumentou também que a saúde dos povos indígenas no Piauí será palco de um seminário. O evento está previsto para ocorrer em outubro.
“Fizemos um planejamento e o mesmo me disse que ainda esse ano, pretende começar os trabalhos da saúde indígena no estado e a gente conseguiu agendar com ele uma data no mês de outubro para fazer um seminário de saúde indígena, no qual ele vai estar presente”, finalizou o cacique durante encontro com o secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeda.