Portal O Dia

Umidade do ar pode cair para 12% em 182 cidades piauienses; veja quais

A umidade relativa do ar deve chegar a níveis críticos no Piauí neste domingo (17). É isso o que aponta o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e que começou a valer a partir das 11h. Segundo o aviso, a umidade do ar pode cair para 12% em 182 municípios piauienses. O alerta segue em vigência até as 19h do dia de hoje.

Durante as horas mais quentes do dia, a umidade máxima do ar a que devem chegar as cidades do Piauí é 20%. O Inmet lembra que a umidade abaixo desses 20% é considerada altamente prejudicial à saúde, sendo equivalente à encontrada em ambientes de desertos. Entre os problemas de saúde para os quais o Instituto alerta estão: desconforto para respirar, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, nariz e boca.

Assis Fernandes/ODIA
Umidade do ar pode atingir níveis desérticos no Piauí

O órgão orienta à população que vive nos municípios em zona de alerta para que evitem exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, sobretudo entre as 10h e as 16h, quando a incidência ultravioleta tende a aumentar a níveis mais fortes. É recomendado também evitar exercícios físicos e usar hidratantes para a pele e umidificadores no ambiente.

O alerta também menciona alto risco de incêndios florestais. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Qual a área afetada no Piauí?

O alerta de umidade do ar a nível crítico vale para os municípios localizados nas regiões Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste do Piauí. Confira abaixo a lista completa das 182 cidades afetadas.