Entre os estados brasileiros, o Piauí deu a maior votação proporcional ao candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad (PT). Com 98% dos votos apurados, o petista registrava 77% dos votos válidos, enquanto Jair Bolsonaro obteve 22% dos votos válidos. O resultado das últimas eleições consolidou a votação dos candidatos presidenciais petistas no estado e na região Nordeste.
Foto: Jailson Soares/O DIA
O resultado das urnas do estado também refletiu os esforços da militância de Fernando Haddad (PT) no estado, em que durante a campanha eleitoral para o segundo turno, percorreram cidades em caminhadas e outros tipos de eventos políticos. A cidade de Picos, por exemplo, chegou a ser visitada por Fernando Haddad (PT) durante a campanha.
O estado também foi palco de manifestações políticas pró-Bolsonaro no segundo turno, incluindo movimentos políticos em Teresina e carreatas em dezenas de cidades do interior. O senador Magno Malta (PR-ES), um dos coordenadores da campanha de Bolsonaro a presidente, também veio ao estado para evento político com a militância do capitão da reserva do Exército.
No estado, o número de votos “Brancos” alcançou 20.614 e mais de 85 mil votos nulos. O número de abstenções alcançou 17%.