O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), esteve reunido na manhã desta segunda-feira (11), com senadores e deputados federais piauienses para solicitar o apoio da bancada para a destinação de emendas parlamentares para a área da Saúde de Teresina, como a construção do Hospital do Idoso e do Hospital da Mulher, propostas de campanha de Dr. Pessoa, durante a sua candidatura à Prefeitura de Teresina.
Foto: Semcom
Durante a apresentação das demandas da Capital, o prefeito de Teresina elencou como prioridades, além da construção dos dois hospitais, iniciativas como intervenções na mobilidade urbana, com a construção de viadutos ou rebaixamento de importantes avenidas, a exemplo da Frei Serafim e João XXIII.
"Espero que Teresina esteja inserida no progresso, junto com as emendas parlamentares vindas de Brasília. Não estamos isolados do restante dos municípios do Piauí, consequentemente espero que os parlamentares separem emendas individuais e de bancada para nossa cidade", frisou o prefeito.
O prefeito também lamentou a ausência do senador Ciro Nogueira (PP) na reunião e disse que não pretende enaltecer a sua administração em cima dos esforços parlamentares. "Aqui é uma reunião apartidária. Quem trouxer as emendas para Teresina, eu irei divulgar. Não vai ser oculto como muitos outros, me lembro quando era vereador, que nem me chamavam para a inauguração da obra", enfatizou.
De acordo com o senador Marcelo Castro (MDB), a destinação da emenda de bancada será discutida somente após o detalhamento dos gastos da Lei Orçamentária (LOA) de 2021, que deverá ser votada ainda no mês de fevereiro. Por isso, o intuito da reunião foi o de ouvir as demandas do Governo do Estado e da Prefeitura de Teresina, para definir as prioridades que deverão ser contempladas com os recursos.
"Todas as vezes que vamos confeccionar o orçamento sempre estão presentes o governador do Estado e o prefeito de Teresina. Nessa reunião, eles anunciam as suas prioridades e a bancada irá discutir o que pode ser atendido. Devido a uma série de fatores, como a pandemia, não conseguimos fazer o orçamento desse ano, iremos fazer agora no início do ano. As nossas atividades começam dia 02 de fevereiro, vamos constituir a comissão mista de orçamento e entre fevereiro e março daremos orçamento de 2021 para o Brasil", explicou o senador.
Coordenador da bancada, Átila Lira ressaltou o compromisso de todos os parlamentares do grupo em destinar emendas para a capital piauiense. A expectativa é que o estado seja contemplado com cerca de R$ 300 milhões no orçamento deste ano, que ainda aguarda aprovação.
Também estiveram presentes o vice-prefeito, Robert Rios; o senador Elmano Ferrer; e os deputados federais Flávio Nogueira, Fábio Abreu, Marcos Aurélio, Marina Santos, Rejane Dias; e o deputado estadual João Madison.