O governador Wellington Dias (PT)
anunciou na noite desta quarta-feira (20) a prorrogação do decreto que
estabelece as medidas de isolamento social no estado do Piauí. Após reunião do
Comitê de Operações Emergenciais (COE-PI), ficou definido que as medidas do
decreto valem agora até o próximo dia 07 de junho.
De acordo com o governador Wellington Dias, a avaliação das últimas semanas é positiva. Ele afirma que os próximos dias devem ser marcados pela elaboração de protocolos para permitir a retomada gradual das atividades econômicas, como comércio e indústria, também durante o mês de junho.
“Já há uma sinalização para a retomada. O diagnóstico que nós temos é que essa semana ainda vivemos um momento de crescimento de casos no Brasil e no Piauí, assim como deve ser a próxima semana. No início de junho há uma possibilidade de estabilização, caminhando para a queda nos indicadores de crescimento na disseminação e transmissibilidade do coronavírus. Haverá a elaboração de protocolos que possam permitir ter as regras de saúde para quem está em atividade e para quem passar a estar em atividade, voltar a abrir seu empreendimento”, disse o governador.
Veja também:
COVID-19: Piauí já atendeu mais de 80 pacientes de outros estados
Feriado: Teresina antecipa dia de ‘Nossa Senhora da Conceição'
Covid-19: Piauí inicia pesquisa de amostragem em 11 municípios
Wellington Dias também não descartou a possibilidade de continuar a adoção de medidas mais rígidas de isolamento social durante os finais de semana, a exemplo do que aconteceu no último domingo , quando apenas farmácias foram autorizadas a funcionar.
O governador também anunciou que o Comitê de Operações Emergenciais deve continuar se reunindo nos próximos dias para avaliar a situação e apontar os rumos do combate à pandemia no Piauí. Ficou estabelecido que no próximo dia 02 de junho os resultados preliminares da análise devem ser divulgados para a população.
“Estamos trabalhando para criar as condições de enfrentar o coronavírus com menos perdas, menos óbitos e com menos pessoas atingidas. Queremos sair de uma forma segura, para dar passos largos na retomada do crescimento”, afirmou o governador Wellington Dias.