Um adolescente de apenas 15 anos é o principal suspeito da morte do policial penal Francisco Celio Pereira, de 71 anos, dentro de um táxi, enquanto trabalhava como taxista, na última quarta-feira (05). Segundo o delegado Francisco Costa, o Barêtta, o suspeito entrou no carro e teria tentado assaltar o taxista, porém percebeu que ele possuía uma arma e efetuou os disparos que atingiram a nuca de Francisco Célio.
De acordo com o delegado Francisco Costa, o Barêtta, o adolescente já possui passagens pela polícia. A Polícia Civil já entrou em contato com a mãe dele, para ela auxiliar na apresentação do menor ás autoridades policiais. “Já está devidamente provado. O crime foi praticado por um adolescente de 15 anos que já tem passagem pelo mundo do crime, pelos crimes de roubo e furto e tráfico de droga. Inclusive mora naquela região. Ontem nós já fizemos tratativa com a mãe dele e ela disse que ia entregar. Mas independente dela entregar ou não, nós vamos localizar ele aprender ele entregar ao Juízo da Infância e da Juventude da Comarca de Teresina”, disse o delegado Barêtta.
Barêtta ainda detalhou a ocorrência criminosa e reafirmou a ser um latrocínio. “Ele (a vítima) tentou reagir. Agora na investigação criminal, os pequenos detalhes é que elucidam o crime. Ele (adolescente) estava usando uma arma de repetição, ou seja, um revólver. E um revólver de um calibre menor. E tinha um projetil que não tinha uma força, uma energia cinética tão forte para, na cronologia do disparo e na cronologia da morte, tirar de combate a vítima logo. Tanto que ele fez mais de um disparo na mesma região. Os tiros, na cronologia, são ascendentes e isso o investigador tem que observar. Esses detalhes são importantes para você conhecer a destreza do atirador com a assinatura do atirador que ele deixa”.
O policial aposentado estava com duas armas no momento do crime. O adolescente levou a que estava entre as pernas da vítima, uma pistola 380. Dentro do carro, foram encontrados dois carregadores que foram deixados. O suspeito deve ser apreendido nas próximas horas, na capital.
Corpo foi encontrado por populares
De acordo com informações da PM, o corpo de Francisco Célio estava no banco do motorista e foi encontrado por populares que perceberam a vítima baleada e acionaram a Polícia Militar. Ao chegar ao local a PM constatou que o corpo estava dentro do carro, que ainda estava com o motor funcionando. Populares afirmaram que o carro estava no local desde o início da tarde de quarta-feira.
Porém, por meio de nota de pesar, o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça (Sinpoljuspi) classificou a ocorrência como assassinato e afirmou ainda que a morte foi "covarde e brutal". A nota de pesar presta condolências à familia e amigos de farda.
Confira abaixo a Nota de Pesar do Sinpoljuspi:
O Sinpoljuspi lamenta o covarde e brutal assassinato do policial penal FRANCISCO CELIO PEREIRA, ocorrido nesta quarta-feira (05/06). Ao mesmo tempo, trazemos aos familiares, amigos e irmãos de farda nossos votos de condolências e solidariedade. Que Deus possa confortar o coração de todos e acolher em seu berço celestial nosso irmão para a vida eterna.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.