Portal O Dia

Após morte por suspeita de dengue, Teresina abrirá agendamento para vacinação amanhã (21)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou, nesta segunda-feira (20), que vai abrir novas vagas de agendamento para a vacinação contra a dengue. As vacinas são destinadas a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.  O agendamento poderá ser feito nesta terça-feira (21), a partir das 10h. Para agendar, clique aqui.

Arquivo/ODIA
Após morte por suspeita de dengue, Teresina abrirá agendamento para vacinação amanhã (21)

As novas vagas foram disponibilizadas após Teresina registrar mais uma morte por suspeita de dengue. A vítima foi a médica Laysa Lira, que faleceu neste domingo (19), 13 dias após o seu filho de 7 anos, Rafael Lira Martins, vir a óbito por complicações da dengue. Segundo a FMS, está sendo investigado se a causa da morte da médica foi de fato em decorrência da dengue.

Na manhã de hoje, a equipe de reportagem do O Dia procurou a Sesapi para obter informações sobre a vacinação contra a dengue no Piauí. Segundo o órgão, o estado, que conta com quase 10 mil casos prováveis da doença, está sem previsão de receber novas doses da vacina. O Portal O Dia também procurou a FMS, que ainda pela manhã informou que o cronograma de vacinação na capital estava suspenso por falta de vacinas.

De acordo com a FMS, as novas vagas disponibilizadas nesta tarde seriam “sobra de vacinas de pessoas que agendaram e por algum motivo não compareceram à vacinação”. 

“Até o momento, recebemos do Ministério da Saúde 4.866 doses, e abrimos vagas para todas elas, com o último dia de vacinação na sexta-feira (17). Hoje, foi feito o levantamento de saldo de doses das salas que estavam disponibilizando a vacina, e com este saldo foi possível realizar a nova abertura”, explica a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias.

Conforme o órgão, após os novos agendamentos, só será possível reabrir a vacinação quando o Ministério da Saúde enviar um novo lote de doses para o Piauí e Teresina.

Divulgação/Sesapi
Piauí aguarda novas doses de vacina contra a dengue

O esquema da imunização contra a dengue é de duas doses, com intervalo de três meses. "Se a pessoa teve dengue recentemente, é recomendado que ela aguarde um intervalo de seis meses para iniciar o esquema vacinal", esclarece Emanuelle Dias.

No momento da vacinação, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, documento de identificação, caderneta de vacina e um comprovante de endereço de Teresina.

______________________


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.