O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dr. Ítalo Costa, concedeu entrevista coletiva sobre a informação de desvios de recursos na pasta, que poderiam chegar a cerca de R$ 20 milhões de reais. Ítalo Costa afirmou que desde que assumiu a gestão, em 2024, realizou duas auditorias internas para investigar a aplicação dos recursos da pasta. Segundo ele, a segunda auditoria ainda está em curso.
Ainda segundo o gestor da pasta, o que as auditorias identificaram é que os problemas na aplicação dos recursos podem estar ocorrendo desde anos anteriores, com a possibilidade de ter iniciado até em outras gestões. “Nós não podemos dizer de qual gestão começou. Pode ter cinco anos atrás? Pode! 10 anos atrás? Pode! A gente não sabe o recorte de tempo, o início disso tudo. O que a gente identificou agora foi um apontamento de um período curto (de desvios) de aproximadamente dois a três anos. Foi um recorte”, explicou Ítalo.
As auditorias internas teriam encontrado desvios realizados entre 2022, 2023 e 2024. O caso, segundo Ítalo Costa, deverá ser encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF). O prefeito de Teresina Dr. Pessoa afirmou que a FMS sempre esteve aberta para receber investigações sobre o uso do dinheiro público. “Com a conduta da gestão de Dr. Ítalo e ele identificou isso. Todas as vezes que foram questionadas a FMS, foi feita auditoria. Com um olhar contínuo da gestão de Dr. Pessoa, mas também a porta aberta para os auditores, investigadores externos. Nunca houve omissão”, declarou o chefe do executivo municipal.
Dr. Pessoa lembrou ainda das alterações que fez na gestão da pasta. “saúde se faz com dinheiro. Um dos melhores planos de saúde do mundo é o SUS, mas sem dinheiro é difícil fazer. Uma gestão precisa de bons gestores, tanto é que mudei duas vezes. Acertei na terceira vez, nesse cidadão que está aqui”.
Estoques estão sendo reforçados para evitar desabastecimento nas unidades de saúde
Ítalo Costa confirmou ao O Dia que os estoques de materiais utilizados nas unidades de saúde e medicamentos estão sendo reforçados para evitar desabastecimento no final deste ano e também para o início de 2025. “Nós trabalhamos e finalizamos vários processos de licitatórios. E quanto a essa reta final, nós falamos da nossa operação para o fim do ano. Nós tivemos entregas ontem, já no Hospital de Urgência de Teresina, recebemos as fotografias ontem das entregas, para poder a gente garantir essa regularidade nesses estoques. Estamos fazendo todo um cronograma. Na sexta-feira vai ter novas entregas, e uma entrega grande de empresas de fora, da região sul do Estado, o que requer dois dias para chegar a Teresina. Então nós vamos ter várias empresas de várias regiões, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, todas as empresas já fornecendo, para deixarmos não só o final do ano tranquilo, mas o começo do ano 2025”, garantiu.
Dr. Ítalo disse ainda que "há esforços hercúleos de toda a equipe da Fundação Municipal de Saúde para que a gente possa fazer o possível e impossível para regularizar todas as situações, porque saúde, como o próprio prefeito falou, a gente não consegue fazer mágica, precisa-se de recursos e tudo que a gente vem lutando ao longo desse ano foi para poder deixar um equilíbrio melhor para a FMS”, finalizou.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.