Portal O Dia

Câmara Municipal de Teresina terá posto do INSS

O ministro Carlos Lupi, da Previdência Social, vem a Teresina para assinar um acordo de cooperação técnica com o objetivo de instalar um posto do INSS na Câmara Municipal da Capital. Lupi deve chegar a Teresina na quinta-feira (16) e cumprirá uma agenda voltada para a área da Previdência Social no Piauí.

Wilson Dias/Agência Brasil
Ministro Carlos Lupi vem a Teresina assinar acordo técnico para instalar novo posto do INSS

O posto do INSS na sede do Legislativo Teresinense será instalado em parceria do Ministério da Previdência com a Câmara. Nesta quinta (16) acontece a assinatura do protocolo de intenções entre o ministro Carlos Lupi e representantes da CMT. A instalação deste posto do INSS na Câmara deve dar mais agilidade no atendimento prestado na capital, segundo o que explica o vereador Evandro HIDD, presidente estadual do PDT, partido do ministro.

“A vinda do ministro Carlos Lupi impacta muito no trabalho que vem sendo desenvolvido no sentido de desafogar as filas do INSS e nos vários serviços ofertados nesta área da previdência social. Um exemplo disso é a instalação de novos postos em todo o país para facilitar mais ainda o acesso da população aos serviços ofertados pelo INSS e pelo próprio Ministério da Previdência. É um passo importante para essa expansão e para a desburocratização do sistema de aposentadorias e previdências no nosso país”, explica Evandro Hidd.

O ministro Carlos Luppi participará de um encontro com o gerente executivo do INSS no Piauí e assinará, junto com o governador em exercício, Themístocles Filho, outro protocolo de intenção e acordo de cooperação técnica, desta vez com o Governo do Estado. A agenda do ministro inclui ainda a participação em um seminário de preparação eleitoral do PDT, que acontecerá no Salão Nobre da Câmara.

Marcelo Casal Jr/ Agência brasil
Câmara Municipal de Teresina terá posto do INSS

Carlos Lupi também receberá o título de cidadania teresinense no Legislativo Municipal na sexta (17). A propositura é de autoria dos vereadores Evandro Hidd e Enzo Samuel. Hidd diz que a honraria é um reconhecimento ao trabalho que o ministro tem desempenhado no Brasil para facilitar o acesso e expandir o INSS. “São serviços que impactaram e ainda impactam a vida dos teresinenses. Nada mais justo do que ser agraciado com o título de cidadão teresinense”, finaliza o parlamentar.

Fila da perícia do INSS já chegou a ter 1.300 pessoas

Um levantamento feito pelo Ministério da Previdência Social em 2023 apontou que o Piauí tinha 1.320 pessoas na fila aguardando para receber benefício do INSS. O número colocou o estado como um dos que tem o maior índice de pessoas com pedidos na fila de espera do órgão. Entre as solicitações há Benefícios de Prestação Continuada (BPC), auxílios por incapacidades e pensão por morte.

No Brasil, o INSS acumulava, em 2023, mais de 996 mil pedidos de contribuintes que ainda não tinham sido atendidos. A cada 100 mil habitantes, 566 estavam na fila de espera do INSS.

______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.