Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um caminhão de lixo de Teresina passou por cima de um cachorro que estava na rua. A denúncia é da protetora de animais Raíssa Rocha, que publicou o vídeo. Nas imagens, o gari que estava fazendo a coleta, ao perceber o atropelamento, pega o animal e o joga na parte traseira do caminhão, onde fica a máquina compactadora de lixo.
O animal ainda estava abanando o rabo, demonstrando que ainda estava com vida. Marcas do sangue do animal ficaram no chão. Após o ocorrido, o coletor de lixo segue o trabalho normalmente. O vídeo foi bastante divulgado nas redes sociais e causou indignação por parte de quem trabalha na proteção de animais.
A vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota) foi às redes sociais para afirmar que levará o caso para a Polícia. “Sobre esse caminhão que passa por cima do cachorrinho, já entrei contar com meus amigos advogados do jurídico. Para agente ir atrás e entrar em contato procurar resposta. Porque não é justo, simplesmente passa por cima de um animal e joga assim como se fosse um lixo. Isso não está certo, então vou atrás”, disse em uma rede social.
“A pessoa que fez isso vai ter que pagar, para não virar rotina. É uma coisa que está virando normal, porque está virando palhaçada. O povo faz o que faz os animais aqui e não dá simplesmente nada”, complementou.
Hoje (15) pela manhã, a protetora de animais Raíssa Rocha afirmou que iria protocolar uma denúncia na Polícia contra a Prefeitura de Teresina, já que os funcionários – mesmo que terceirizados – são contratados do município.
Outro lado
A reportagem de O Dia entrou em contato com a Semduh, que é responsável pelos serviços de limpeza pública feitos pela empresa terceirizada, para um posicionamento. Por meio de nota, a Prefeitura afirmou expressar "seu repúdio ao atropelamento de um cachorro pelo caminhão que realiza a limpeza pública da cidade. O fato ocorreu na rua e foi flagrado por câmeras de segurança, durante o serviço de coleta de lixo e não houve socorro ao animal".
A nota diz ainda que a "Prefeitura é totalmente contrária a qualquer tipo de maus tratos contra os animais, crime previsto em lei".