Portal O Dia

Chacina na Santa Maria da Codipi: presos são indiciados por quatro crimes

Israel de Assis Damasceno dos Santos, apontado como líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) que comandou a chacina na Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina, foi indiciado por quatro crimes: homicidio qualificvado, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores. Este último se aplica porque seu irmão, um adolescente, participou dos crimes ao seu lado. O menor de idade também foi apreendido e responderá pelos três primeiros crimes conforme a legislação aplicada a menores. 

Assis Fernandes/ODIA
Chacina na Santa Maria da Codipi: presos são indiciados por quatro crimes

Em entrevista a O Dia TV, a delegada Nathalia Figueiredo, do Núcleo de Feminicídios do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), explicou que o inquérito foi concluído na última semana. “Eles foram autuados tanto por homicídio qualificado quanto por organização criminosa, porte e posse ilegal de arma de fogo, e também corrupção de menores, pois praticaram os crimes em coautoria com um menor de idade. O menor de idade também foi autuado, mas em procedimento diferente porque a lei assim prevê”, explica a delegada.

A investigação agora se concentra em identificar o autor do assassinato de Bárbara Teresa Ferreira de Sousa, esposa de Israel, que estava grávida de quatro semanas e foi morta por integrantes da facção rival, Bonde dos 40. De acordo com as autoridades, a chacina teve início como retaliação à morte da jovem.

“O fato aconteceu no dia 3 de outubro com a morte de Bárbara, que estava grávida. As demais mortes foram decorrentes dessa, em uma situação de “vingança”. O inquérito desse caso está transcorrendo aqui na unidade. É uma investigação de extrema prioridade e, logo, daremos a resposta que a sociedade espera”, destaca Nathalia Figueiredo. 

Arquivo O DIA
Delegada Nathalia Figueiredo, titular do Núcleo de Feminicídios do DHPP

Relembre o caso

A chacina na Santa Maria da Codipi ocorreu na noite do dia 3 de outubro. A onda de crimes iniciou após a morte de Bárbara, esposa de Israel, de 19 anos. Em retaliação, Israel orquestrou uma série de assassinatos na região junto com o irmão menor de idade e outro homem identificado como Marciel de Oliveira Costa. Apenas um minuto após a morte da esposa, Israel rompeu a tornozeleira eletrônica e iniciou a caçada em busca dos rivais.

Israel Damacesno, preso um dia após a chacina, é o responsável por ordenar as mortes de Jennifer Lourrane Gomes de Sousa (16 anos), Eliton Emanuel Patrício dos Santos (13 anos) e Francisco das Chagas Silva dos Santos (42 anos). Além destas, outras quatro pessoas ficaram feridas: uma criança de 10 anos, uma criança de 11 anos, um homem identificado como Marcos Paulo e outro homem sem identificação. Clique aqui para ver a cronologia dos crimes.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.