Portal O Dia

Criação de peixes em tanques suspensos gera renda na Usina Santana

A criação de peixes em tanques suspensos é uma técnica inovadora e tem mudado a vida de centenas de pessoas que vivem na comunidade da Usina Santa, zona Sudeste de Teresina. O método pioneiro foi desenvolvido pela Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo (Funpapi), que já trabalha há mais de duas décadas com aquicultura no semiárido piauiense.

“Essa evolução tecnológica de criação de peixe no sistema superintensivo, através de mídias biológicas, fomos nós que lançamos aqui no Nordeste e estamos disseminando isso nos estados que compõem essa região. A primeira pesca foi feita agora, durante a Semana Santa, e vendemos para os empresários locais duas toneladas de tilápia. Estamos incentivando pessoas que trabalham com tilápiacultura que venham aderir a essa tecnologia”, conta Arli Barros, presidente da Funpapi.

O presidente da Fundação explica que, a cada quatro meses, com um tanque de 30 mil litros de água, é possível produzir aproximadamente 500 kg de tilápia. Essa quantidade pode ser ampliada e mais oportunidades podem surgir, assim como a geração de renda, com a realização de cursos de capacitação e qualificação.

Reprodução
Criação de peixes em tanques suspensos

“Após a capacitação, muitas pessoas passaram a trabalhar com a criação de peixes suspensos, principalmente na região de Altos. Essa é uma atividade muito interessante porque criar peixe não é mais uma atividade rural, agora ela também pode ser urbana e com qualidade”, pontua.

Mais de 600 trabalhadores já foram qualificados e capacitados para atuar na criação de peixes em tanques suspensos. Os cursos, realizados pela Fundação Wall Ferraz (FWF), através da Prefeitura de Teresina, devem ser ampliados. Para isso, a parceira da FWF com a Funpapi foi renovada e, em breve, serão ofertadas mais seis turmas.

Maykon Silva, presidente da FWF, destaca que os cursos são voltados para quem deseja trabalhar com essa área, que tem crescido a cada dia. “Realizamos cursos profissionalizantes pela Fundação Wall Ferraz para a população de Teresina. Desenvolvemos essa parceria com a Funpapi para qualificar trabalhadores, principalmente desse segmento, que atuam na criação de tilápias em tanques suspensos. É o que mais existe de moderno e eficaz nessa área de produção de peixe”, acrescenta.

Neste sábado (16), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, foi até à Usina Santana conhecer o projeto de criação de tilápias em tanques suspensos e ficou admirado e empolgado com a tecnologia aplicada. “É um resultado fantástico e um modelo ideal para as comunidades que querem trabalhar com a produção de peixes em tanques suspensos”, disse.

Com as parcerias e pensando no desenvolvimento de Teresina e das comunidades mais carentes, a expectativa e de que, em um futuro breve, os tanques sejam instalados em regiões mais carentes da cidade, gerando não apenas alimento, mas se tornando uma fonte de renda para essas pessoas.