O debate da O Dia TV aconteceu na noite desta terça-feira (20), apresentado por Douglas Cordeiro, reuniu três candidatos a prefeito de Teresina e debateu problemas e soluções para a capital. Dentre os temas abordados foram: galerias, meio ambiente, saúde, esporte e transporte público.
Os candidatos que estiveram presentes no debate foram: Fábio Novo (PT), Francinaldo Leão (PSOL) e Silvio Mendes (União Brasil). O candidato Dr. Pessoa, prefeito de Teresina, foi diagnosticado com infecção ocular, conjuntivite, não esteve presente no debate.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o candidato Fábio Novo, os debates são momentos de apresentar as propostas de governo, confrontar outras ideias e ajudar a enriquecer a democracia.
“Estou com muita vontade, disposição e energia, conheço os problemas de Teresina, visitei todos os bairros, vi com os meus olhos e senti com meu coração as dores da cidade. Passamos por dificuldades na saúde, no transporte, no problema histórico das galerias. Teresina vai precisar agora mais do que nunca de um prefeito que tenha capacidade de diálogo, porque só com os recursos da prefeitura, nós não vamos resolver os problemas da cidade”, ressaltou.
Segundo Francinaldo Leão, a candidatura do PSOL na capital teresinense é feita em parceria com a população da periferia da cidade e diz que ele sabe o sofrimento do povo.
“Essa é a verdadeira realidade e a hora da mudança. Vim para cá discutir os problemas de Teresina, trazer as soluções mas acima de tudo quero, falo para o povo da periferia de Teresina, na Vila Irmã Dulce, Grande Pedra Mole, Porto Alegre, Vila da Paz. É com esse contexto, essa luta e o interesse de defender cada cidadão teresinense periférico que coloco o meu nome à disposição. Quero discutir Teresina, mas discutir Teresina com o povo”, destacou.
Para Silvio Mendes, a população deve agir com cautela e ter cuidado para não se deixar enganar com promessas e mentiras de candidatos.
“No dia 6 de outubro, nós vamos ter a pesquisa mais verdadeira, o eleitor vai decidir com a graça de Deus a quem entregar sua cidade que sempre queremos o melhor. É preciso ter cautela, ter cuidado com candidatos que sabem que não vão fazer, prometem e tem cheiro de mentira. Contem com a minha experiência para o futuro da cidade ser melhor. Estamos mais experientes, disponíveis e pronto”, garantiu.
Saiba como aconteceu o debate
Os temas abordados no primeiro bloco, foram: infraestrutura acerca das construções de galerias de Teresina; meio ambiente; e a situação da saúde em hospitais e unidades básicas de saúde.
No primeiro bloco do debate, os candidatos foram apresentados por ordem alfabética, por meio de VT com duração de um minuto, em seguida, cada candidato fez uma pergunta para outro, que foi definido por sorteio.
No segundo bloco, os candidatos responderam às perguntas pré-formuladas por jornalistas do Sistema O Dia de Comunicação escolhidas por meio de sorteio, assim como os candidatos que deram a resposta e a tréplica. As temáticas que tiveram destaques foram: a falta de investimento na saúde; o incentivo à prática esportiva; o problema no transporte público.
Já o terceiro bloco teve o tema livre e foi estabelecido a cada candidato, definido por sorteio, o direito de fazer uma pergunta para outro candidato a sua escolha.
Dentre as perguntas realizadas envolveram questões como a tecnologia de Inteligência artificial; valores gastos em plano de governo e relações políticas de apoiadores.
No quarto bloco também teve tema livre, sendo que cada candidato, definido por sorteio, teve direito de fazer uma pergunta para outro de livre escolha. Os temas levantados nesse bloco, foram: geração de emprego e renda; reestruturação do Centro de Teresina; e a desburocratização de aberturas de empresas.
No último e quinto bloco, cada candidato, por ordem alfabética, teve a chance de fazer as considerações finais e ressaltar o porquê que os teresinenses devem elegê-los.