O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), rebateu as acusações do prefeito eleito, Silvio Mendes (União Brasil), sobre a licitação de R$ 283 milhões destinada ao ensino de inglês na rede municipal. Silvio Mendes anunciou que pedirá ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) a suspensão do contrato, firmado há poucos dias e com previsão de execução pela empresa Inglês Fácil Express Ltda.
O contrato, publicado no Diário Oficial da última segunda-feira (25), visa implementar um sistema de alfabetização e reconhecimento fonético em inglês para estudantes da rede pública de ensino. O valor da licitação seria pago mediante a entrega do material didático. A medida foi descoberta pelo futuro secretário de Educação, Ismael Silva, que repercutiu o assunto, especialmente, por sua proximidade ao fim da atual gestão.
Em resposta ao O Dia, Dr. Pessoa defendeu a iniciativa como uma oportunidade para a população vulnerável ter acesso ao ensino bilíngue, comparando a ação com suas próprias dificuldades na juventude.
“Tomei conhecimento por alto [das acusações]. Não é só o rico que pode ter conhecimento bilíngue. O pobre também tem direito. Se eles não querem que o pobre só conheça o português, como eu tive dificuldade, só conheci as letra quando tinha 15 anos, se eles acham que a juventude teresinense ou os que estudam no ensino médio ou no ensino fundamental, principalmente, que eles continuem analfabetos sem ter conhecimento de uma outra língua. O problema não é da minha gestão”, disse.
Dr. Pessoa também destacou que a iniciativa foi baseada em recursos federais, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e que a intenção é beneficiar a próxima administração, deixando uma oportunidade para os mais pobres.
“O que eu fiz que apareceu do Fundo Nacional de Desenvolvimento tem a oportunidade e eu aproveitei pro outro gestor. Se eles quiserem desmanchar e dentro de um olhar da justiça, mas eu tive uma visão para deixar a oportunidade para os pobres, para os vulneráveis também conhecer o inglês e etc.”, ressaltou.
Veja o vídeo:
Silvio Mendes quer suspender licitação milionária
O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil) anunciou pelas redes sociais que vai pedir ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) a suspensão de uma licitação de quase R$ 300 milhões que foi publicada no Diário Oficial há apenas três dias. Esta licitação diz respeito ao ensino de inglês na rede municipal e foi descoberta pelo futuro secretário de Educação, Ismael Silva.
Silvio Mendes pediu que Ismael e a futura procuradora-geral do Município, Virgínia Gomes, tomem providências junto ao TCE quanto ao processo licitatório. O prefeito eleito se referiu ao edital de licitação como “um devaneio” e pedirá a suspensão do processo.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.