Portal O Dia

“É uma pessoa com aspecto de psicopatia”, diz delegada sobre homem que matou idosa em Teresina

Atualizada às 11h18min

Francisco Firmino de Assis prestou depoimento nesta quinta (24). Segundo a polícia, ele não apresentou qualquer sinal de arrependimento e tinha “aspecto de uma pessoa psicopata”. De acordo com a delegada Nathalia Figueiredo, coordenadora do Núcleo de Feminicídios, Firmino teria cometido o crime porque Maria de Jesus teria começado a lhe negar o cartão de crédito e o carro para que ele saísse. Os dois tinham um relacionamento há cinco meses, segundo a família da vítima.

“Eu questionei a ele, já que ele tinha acesso às coisas da vítima e ela por vezes saía de casa e deixava ele sozinho, por que ele só não levava os objetos sem ceifar a vida dela. Para gente ficou claro que além de levar o que ela tinha, ele tinha sim a intenção de matar. Durante o interrogatório ele foi colaborativo e contou toda a história. Contou inclusive que já imaginava que seria preso. Então você uma pessoa com um aspecto de psicopatia, porque ele não aparentava ter nenhum arrependimento em relação ao fato”, explicou a delegada.

Arquivo O DIA
Delegada Nathalia Figueiredo, coordenadora do Núcleo de Feminicídios

Nathalia Figueiredo lembrou também que Francisco Firmino da Silva já respondia a outro processo judicial por estupro e tentativa de homicídio contra a própria filha em 2015. Para a coordenadora do Núcleo de Feminicídios, o fato de os crimes terem características similares aponta para uma pessoa reincidente em crimes contra as mulheres.

A Polícia Civil tem, agora, dez dias para concluir o inquérito. Algumas últimas diligências ainda serão feitas para dar mais robustez ao relatório que será remetido ao Ministério Público. Francisco Firmino de Assis permanece detido e à disposição da justiça.

Iniciada às 7h41

Foi preso na noite desta quarta-feira (23) um homem identificado como Francisco Firmino de Assis. Ele era o companheiro e é considerado o principal suspeito da morte de Maria de Jesus dos Santos, de 73 anos. A idosa foi encontrada morta na noite da última segunda-feira (21) dentro do banheiro de sua residência na Rua Bruno no Parque Brasil III, zona Norte de Teresina. A vítima estava no chão amarrada, com marcas de estrangulamento e de outras agressões físicas pelo corpo.

Divulgação / Redes Sociais
Francisco Firmino de Assis, suspeito do crime

Francisco Firmino foi levado à Central de Flagrantes de Teresina. E no momento da prisão afirmou que mantinha um relacionamento com Maria de Jesus, disse que esteve com a vítima no dia do crime e que houve uma discussão entre o casal. Porém, não confessou a autoria do crime.

Divulgação / Polícia Militar - PI
Idosa foi encontrada amarrada e morta no Parque Brasil III

Assassinato da idosa pode ser mais um caso de feminicídio

Desde o início das investigações, o caso estava sendo tratado como um possível feminicídio. De acordo com informações preliminares apuradas pelo Portal O Dia, testemunhas relataram que no dia do crime o homem deixou o local por volta das 15h, utilizando o veículo de Maria de Jesus, um Renault de cor prata, cuja placa ainda não foi identificada.

A delegada Nathalia Figueiredo havia antecipado ao O Dia que a vítima já havia comentado sobre agressões no relacionamento. “Segundo relatos, havia um desconforto. Ela chegou a relatar questão violência física (por parte do companheiro) e isso serve de alerta para a possibilidade de um feminicídio. Mas a constatação só virá nas investigações”, informou a delegada.

Jailson Soares/O Dia
Delegado Nathalia Figueiredo, da DHPP

Os familiares disseram à polícia que não tinham muitas informações sobre o companheiro de Maria de Jesus. Apenas que ele dizia que trabalhava como porteiro em um condomínio, mas não disse qual era o condomínio. E que achavam estranho porque a rotina dele não condizia com a função. Agora, Francisco Firmino deve passar por audiência de custódia e ficar à disposição da Justiça.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.