Portal O Dia

Eclipse solar: estoque de produto para ver o fenômeno esgota em 15 minutos em loja de Teresina

Os teresinenses que deixaram para a última hora a compra do filtro de solda 14 encontraram dificuldades na aquisição do produto. O equipamento é o mais indicado para observar em segurança o eclipse anular solar que acontece nesta tarde (14). Em várias lojas de construção da capital, o filtro de solda chegou a ser vendido por um valor dez vezes maior ao que usualmente custa. Isso devido à alta procura.

Cerca de 30 compradores chegaram a fazer fila na porta de uma loja de construção localizada no bairro São Joaquim. À reportagem de O Dia, os vendedores informaram que muitos clientes já haviam ligado e enviado mensagens com antecedência perguntando da disponibilidade do filtro de solda 14 para garantirem a sua unidade antes de o produto esgotar.

Reprodução
Compradores fizeram fila em uma loja de construção no São Joaquim para comprar fil

A procura foi tanta que o estoque de filtro de solda esgotou em apenas 15 minutos e teve cliente deixando a loja sem conseguir comprar o produto. Neste estabelecimento, cada unidade de filtro de solda estava sendo vendido a R$ 10,00 e havia gente levando de dois a três para ver o sol durante o eclipse anular.

Onde assistir o eclipse anular solar em Teresina?

O eclipse anular solar poderá ser visto com 100% de visibilidade em Teresina a partir das 16h. Para aqueles que não conseguiram adquirir o equipamento necessário para assistir ao fenômeno com segurança, há opções de visualização indireta, ou seja, por meio de transmissões na internet por órgãos e entidades especializadas no assunto.

O Observatório Nacional fará a transmissão do eclipse anular solar ao vivo no Youtube. A transmissão pode ser acessada aqui. Já o Planetário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) fará a projeção em tempo real do fenômeno em um telão para quem visitar o local. A transmissão começa por volta das 15h30 e será feita no Espaço Rosa dos Ventos, no campus Ministro Petrônio Portella, localizado no bairro Ininga.