A campanha eleitoral começa oficial nesta sexta-feira (16) após findar o prazo para os registros de candidaturas junto à Justiça Eleitoral. Hoje, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os números fechados das candidaturas em todo o Piauí e em cada município. No Estado inteiro há 7.900 candidatos a vereador concorrendo no pleito municipal de outubro próximo. Só em Teresina, são 481 candidatos a vereador, o que dá uma média de 16 candidatos por vaga na Câmara Municipal, já que o parlamento da capital conta com 29 cadeiras.
Em 2024, o total de candidaturas a vereador devidamene registradas na Justiça Eleitoral é menos que o total de candidaturas de 2020, quando ocorreram as últimas eleições municipais. Naquele ano, a capital piauiense tinha 692 candidatos concorrendo a uma vaga no Legislativo Municipal. O número de candidaturas este ano em relação ao último pleito é 30,4% menor. Em razão disso, a concorrência ao Parlamento de Teresina é também menor neste ano de 2024: em 2020 eram 23 candidatos por cadeira.
Piauí tem uma média de dois candidatos a prefeito por cidade
Os números do TSE revelam ainda os registros de candidaturas fechados para o cargo de prefeito nos municípios piauienses. Em todo o Estado são 493 nomes postos para concorrer ao cargo de chefe dos Executivos Municipais. Esta quantidade é 2,2 vezes maior que o total de cidades do Estado. A média é de pelo menos dois candidatos a prefeito por cidade.
No entanto, o número de candidaturas a prefeito varia conforme o município. Teresina, por exemplo, terá nove candidatos concorrendo ao Palácio da Cidade em outubro. Mas em municípios menores como Simões, por exemplo, há somente três candidatos. Em outras cidades, a exemplo de Vila Nova do Piauí e Tanque do Piauí, apenas duas candidaturas a prefeito foram registradas.
Aqui em Teresina, estão oficialmente na disputa pelo comando da capital: Dr. Pessoa (PRD), Fábio Novo (PT), Francinaldo Leão (PSOL), Geraldo Carvalho (PSTU), Lourdes Melo (PCO), Professor Tonny Kerley (NOVO), Santiago Belizário (União Popular, Silvio Mendes (União Brasil) e Telsírio Alencar (MOBILIZA).
Assim como ocorreu com as candidaturas a vereador, as candidaturas a prefeito também encolheram em Teresina em 2024. Em 2020, por exemplo a capital tinha 13 nomes postos ao Palácio da Cidade. Também diminuiu o número de mulheres candidatas. Na últimoa eleição municipal, elas representavam quatro das 13 candidaturas (Gessy Fonseca, Lourdes Melo, Lucineide Barros e Simone Pereira). Neste ano, Lourdes Melo é a única mulher concorrendo.
Campanha inicia hoje, mas com uma série de restrições
Uso de Inteligência Artificial e impulsionamento de publicações nas redes são só algumas das estratégias com restrições de uso impostas pela justiça eleitoral para a eleição dde 2024. O Portalodia.com conversou com a advogada especialista em Direito Eleitoral, Geórgia Nunes, que explicou que os candidatos devem se adequar a uma gama de regras estabelecidas para garantir a isonomia do pleito ou, caso, contrário, podem ter suas candidaturas cassadas.
"É proibido showmício, derramamento de santinho, espalhar outdoors pela cidade, usar carro de som dentre outras restrições. Posts patrocinados têm que ser rotulados como patrocinados. Assim como postagens com uso de Inteligência Artificial. O cuidado maior também tem que ser com a disseminação de Fake News. Em caso de comprovação de alguma irregularidade, o candidato está sujeito ao pagamento de multa e pode ter inclusive seu registro de candidatura cassado, deixando de concorrer no pleito", explica Geórgia.
Ela lembra que é importante o eleitor estar ciente das regras para a campanha para que ele também atue como fiscal da conduta dos cadidatos, auxiliando por meio de denúncias de irregularidades os órgãos oficiais de fiscalização e controle.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.