Com o prazo para regularização eleitoral se aproximando, a demanda de pessoas nos cartórios eleitorais aumentou exponencialmente em Teresina. Com mais de mil atendimentos por dia desde a semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) estendeu o atendimento até as 18h para abranger o maior número de pessoas até a quarta-feira (8), data de quando o cadastro do eleitorado é fechado.
Com a formação de fila quilométrica do lado de fora do Cartório da 1ª Zona Eleitoral de Teresina localizado no bairro Ilhotas, eleitores buscam de última hora atendimento para realizar alistamento, transferência de domicílio eleitoral e coleta da biometria. A situação chama atenção do público para os serviços que são disponibilizados via internet para evitar o desconforto do presencial, como por exemplo, a utilização do aplicativo Título Net para realização da transferência. Conforme orientado pela chefe da 98ª Zona Eleitoral, Isabel Torres, a utilização do virtual poderá diminuir o fluxo de pessoas e o desconforto de enfrentar as filas para o atendimento.
Último prazo para tirar o título
Nessa última etapa, não é possível realizar o alistamento de forma online. Para tirar a primeira via do Título de Eleitor, pessoas de 18 a 70 anos devem ir ao cartório portando cópia e original da Carteira de Identidade (RG), Comprovante de Residência e homens acima 18 anos, o Certificado Militar. Aqueles que fizeram o título de forma online e ainda não realizaram a coleta da biometria podem fazer isso após o período das eleições. Isabel Torres explica que a ausência da biometria não irá interferir no exercício da votação. “Há uma fake News de que quem não tem a biometria coletada não poderá votar, isso não é verdade. Se o cidadão vier só pela biometria poderá ir ao cartório depois, pois não há necessidade desse serviço agora”, afirma.
Essa alta busca nos últimos dias do prazo para a regularização eleitoral é comum em todos os períodos eleitorais, apresentando uma maior procura daqueles que desejam tirar o título pela primeira vez. Apesar da data do dia 8 de maio definida pelo TSE não ter chances de prorrogação, o público acima de 18 anos (voto obrigatório) opta por fazer o alistamento nos últimos dias. Como previsto no artigo 14 da Constituição Federal, o voto é obrigatório a todos os cidadãos alfabetizados entre 18 e 70 anos. Todavia, jovens de 15 a 17 anos também poderão escolher começar a partir de agora a participar da votação nas eleições. Desde 2021 jovens de 15 anos podem obter o título de eleitor, mas só poderão votar efetivamente quando completarem 16 anos de idade. As eleições de 2024 estão previstas para acontecer no dia 6 de outubro (Primeiro Turno).
LEIA TAMBÉM
________________________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade.