A Operação Fim de Ano, deflagrada pela Secretaria de Segurança do Piauí para reforçar a segurança no centro comercial de Teresina, já registrou um total 464 ocorrências nos 15 primeiros dias de novembro. O número representa um crescimento de 2,2% nos chamados na região do 1° Batalhão.
Por outro lado, os dados contabilizados apresentam queda no número de furtos, roubos, crimes contra o patrimônio. A quantidade prisões e apreensões de arma de fogo, por sua vez, aumentaram.
LEIA TAMBÉM
- Três armas de fogo foram recuperadas nos primeiros 15 dias de novembro, uma alta de 100% com relação a 2022, que não teve registro de operação.
- Veículos roubados teve uma queda de 37,5%. Neste ano foram 10 casos e 16 no mesmo período do ano passado.
- Crimes violentos contra o patrimônio foram 25,81% (23 casos contra 31 registros no passado).
- O número de furtos também caiu 54,55% (10 casos contra 22 de 2022).
- Houve um aumento no número de prisões/apreensões, com 20 casos, uma alta de 150% com relação a 2022 (oito).
- Acréscimo de 490,80% nas apreensões de drogas ilícitas, em até sete ocorrências, com 1,54 kg de entorpecentes (261g em 2022).
“Desde o dia 1º de novembro iniciamos a Operação Fim de Ano, onde reforçamos o policiamento de todas as áreas comerciais, centros, locais de grande fluxo de pessoas, que já visando as compras de final de ano, buscam essas áreas. A SSP e PM intensificam todas as modalidades de policiamento, proporcionando maior presença das nossas guarnições”, explicou o coronel Jacks Galvão, chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da PM.
O militar comentou que essa é uma das estratégias adotadas pela Secretaria da Segurança Pública para combater a ação de lanceiros, dentre outras práticas delituosas nos centros comerciais da capital e do interior do Piauí devido à proximidade das festas de fim de ano, época em que muitas pessoas vão às compras.