Portal O Dia

Em 2023, quase 500 pessoas foram presas por embriaguez ao volante em Teresina

A embriaguez ao volante é uma ameaça constante nas estradas. O consumo de álcool antes de dirigir, além de violar as leis de trânsito, coloca em risco vidas inocentes. Dados da Central de Flagrantes de Teresina apontam que, em 2023, 489 foram presas por embriaguez ao volante, um crescimento de 200% comparado com o ano passado, que registrou 141 casos. 

Reprodução/JusBrasil
Em 2023, quase 500 pessoas foram presas por embriaguez ao volante em Teresina

O número é um alerta para a necessidade de conscientização sobre o assunto, uma vez que a combinação entre bebida alcoólica e volante pode resultar em situações catastróficas. Nos últimos seis anos, mais de 60 piauienses perderam a vida em acidentes como esse. 

Em todo o Brasil,  o uso de bebidas alcoólicas no trânsito mata um brasileiro por hora. É o que revela uma pesquisa realizada pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) e divulgada em junho, quando a Lei Seca completou 15 anos. Entre 2017 e 2023, o país registrou mais de 32 mil acidentes causados por uso de álcool na direção. 

“Esse número é altíssimo se a gente considerar que as mortes atribuídas ao álcool por acidente de trânsito são completamente evitáveis. É só você não beber”, diz o psicólogo e pesquisador do Cisa, Kaê Leopoldo. 

Arquivo O Dia
O uso de bebidas alcoólicas no trânsito mata um brasileiro por hora

Estudos indicam que motoristas embriagados têm maior probabilidade de se envolverem em colisões fatais. Isso porque a combinação de álcool e direção compromete reflexos e coordenação motora, aumentando drasticamente o risco de acidentes. 

Além dos perigos físicos, existem as consequências legais. A embriaguez ao volante é considerada uma infração de nível gravíssimo, com penalidades que vão desde multa e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses, à retenção do veículo. A depender da situação e nível de embriaguez, o motorista pode ainda ser preso. 

Vale ressaltar que cada acidente relacionado à embriaguez ao volante afeta não só o condutor, mas também famílias inteiras. A chave para mitigar esse problema é a conscientização. Campanhas educativas, fiscalização efetiva e medidas mais rigorosas são necessárias para dissuadir indivíduos de colocar suas vidas e as dos outros em perigo.