A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) anunciou mudanças na sinalização horizontal e vertical no Grande Dirceu. Dentre as alterações, está a retirada das faixas exclusivas de ônibus da Avenida José Francisco de Almeida Neto, a Principal do Dirceu, uma das vias de maior movimento da região.
Com isso voltará a ser permitido estacionar na via, uma demanda dos comerciantes e lojistas que trabalham no local. A mudança deve criar 240 vagas de estacionamento na via, exceto nos locais de embarque e desembarque dos ônibus. Além disso, algumas vias de mão única passarão a ser binárias. As alterações devem ocorrer em agosto.
Nas ruas adjacentes, o número de estacionamentos passará a ser de 640 vagas. “Com isso a Prefeitura de Teresina vai estar revitalizando, melhorando o trânsito e fomentando a economia daquela região que é bem comercial, para melhorar a vida do teresinense”, disse bruno Pessoa, superintendente da STRANS.
As faixas exclusivas para o tráfego de ônibus foram implementadas ainda em 2018, para o novo sistema de transporte público da capital. No entanto, desde o início dividiu opiniões. Muitos foram favoráveis porque daria mais rapidez aos ônibus, que teriam uma via exclusiva para circular e atender a população.
Porém, os donos de estabelecimentos reclamaram que houve queda no número de clientes, já que eles não podiam estacionar próximo às lojas.