Portal O Dia

"Festa da Mãe de Deus" e missas: veja as celebrações de Nossa Senhora Aparecida

Neste sábado, 12 de outubro, a Arquidiocese de Teresina realizará a 18ª Festa da Mãe de Deus, em honra à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O evento, que se tornou uma tradição desta Igreja Particular, reúne anualmente centenas de fiéis em um grande momento de fé e devoção.

A programação terá início às 7h com a celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques, no adro da Igreja São Benedito.

Procissão da Festa da Mãe de Deus - (Divulgação / Arquidiocese de Teresina) Divulgação / Arquidiocese de Teresina
Procissão da Festa da Mãe de Deus

Em seguida, os fiéis sairão em procissão pelas ruas do centro de Teresina, em direção a Catedral de Nossa Senhora das Dores. O coordenador da Festa, padre Geneilson Bezerra, explicou que o evento, além de renovar a fé dos participantes, promove a devoção à Maria como modelo de oração e santidade. “Essa festa traz um avivamento da nossa fé. Maria nos leva a uma profunda reflexão da nossa caminhada espiritual, por isso, é tão importante celebrar este dia, para manifestar a nossa fé, amor e a devoção à Nossa Senhora”, afirmou.

Dom Juarez Marques, arcebispo de Teresina, vai celebrar missa na Festa da Mãe de Deus. - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Dom Juarez Marques, arcebispo de Teresina, vai celebrar missa na Festa da Mãe de Deus.

Dom Juarez Marques, arcebispo de Teresina, convida os fiéis a participarem da 18ª Festa da Mãe de Deus, ressaltando a importância deste momento como forma de preparação para o Jubileu da Esperança em 2025. “Estamos sendo chamados a aprofundar nossa reflexão sobre o valor da oração, inspirados por Maria, Mãe do Salvador, exemplo de obediência e plena comunhão com Deus. No dia 12, a partir das 7h, nos reuniremos para a Santa Missa no adro da Igreja São Benedito, e, em seguida, seguiremos em procissão até a Catedral, entoando cânticos de louvor. Na chegada, realizaremos a coroação de Nossa Senhora. Maria, modelo de silêncio e oração, que nos guia nesse caminho de fé e devoção”, destacou.

Um dos destaques da 18ª edição é a camiseta oficial, que este ano apresenta um novo design. “Optamos pelo azul royal, uma mudança em relação às edições anteriores que traziam tons de branco. A estampa apresenta a imagem de Nossa Senhora Aparecida, as torres da Catedral e uma fotografia da multidão que participou da última edição”, detalhou o padre Genilson. As camisetas estarão à venda no Centro de Pastoral Paulo VI até as 17h desta sexta-feira (11), no valor de R$ 30,00.

Tema deste ano chama fiéis à oração

Este ano, o tema escolhido é “Maria, Mestra da Oração”, em sintonia com o apelo do Papa Francisco para um aprofundamento da oração pessoal e comunitária. “Maria nos ensina a integrar a oração em nosso cotidiano, nos guiando para uma vida espiritual mais plena e conectada”, acrescentou o sacerdote.

Divulgação / Arquidiocese de Teresina

Desde o dia 1º de outubro a imagem de Nossa Senhora Aparecida têm percorrido diversas unidades pastorais e instituições de ensino em preparação para a 18ª Festa da Mãe de Deus. Os fiéis têm participado ativamente das visitas reforçando a espiritualidade e a devoção mariana em diferentes regiões da cidade. A peregrinação finalizará na manhã do dia 11 de outubro e a expectativa é que uma grande multidão compareça na celebração do dia 12 de outubro.

Confira a programação de missas nas paróquias da capital

Em Teresina, algumas paróquias e comunidades estão organizando uma programação especial para homenagear a Mãe de Deus que, ao longo dos séculos, se tornou símbolo de fé, unidade e resistência cultural.

Devoção à Aparecida atravessa séculos

A devoção à Nossa Senhora Aparecida é uma das manifestações religiosas mais profundas do povo brasileiro. Há 307 anos, três pescadores encontraram, nas águas do Rio Paraíba do Sul, a imagem da santa em duas partes: primeiro o corpo, depois, a cabeça. O que começou como uma pequena devoção no altar de uma família humilde se transformou em um movimento de fé que culminou no grandioso Santuário Nacional de Aparecida. Sua intercessão, ao longo dos anos, consolidou o Brasil como o país com a maior população católica do mundo.

A solenidade de Nossa Senhora Aparecida é uma das mais importantes no calendário litúrgico brasileiro. Mais do que uma celebração de fé, é um momento de encontro, renovação espiritual e fortalecimento dos laços comunitários. Todos são convidados a participar e vivenciar essa grande festa em honra à padroeira do Brasil.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.